terça-feira, 5 de abril de 2011

NATAL E SEUS SIGNIFICADOS


O natal é uma festa cristã e os símbolos, entre eles especialmente o presépio e a árvore enfeitadas, constituem importantes referências para o grande mistério da Encarnação e do Nascimento de Jesus, que a liturgia do tempo do Advento e do Natal evoca constantemente.



ÁRVORE DE NATAL
É um símbolo natalino que representa agradecimento pela vinda do nosso Senhor Jesus Cristo.







A ESTRELA
A estrela indicavam a direção, o sentido, guiavam.
A estrela guiou os três reis magos Baltazar, Gaspar, Melchior desde do oriente até o local onde nasceu Jesus para que pudessem presenteá-lo com ouro, incenso e mirra, é lembrada hoje pelo enfeite que é colocado no topo da árvore de natal. E Jesus Cristo é a Estrela guia da humanidade. ele é o caminho, o sentido, a verdade e a vida.



REIS MAGOS
"Eis que uns magos chegaram do Oriente a Jerusalém perguntando: "onde está o rei dos Judeus, que acabara de nascer?... viemos adorá-los,... Eis que a estrela que tinham visto no oriente, ia-lhes à frente até parar sobre o lugar onde estava o Menino... e o adoraram. Abriram seus cofres e lhe ofereceram ouro, incenso e mirra"( Mt 2,1-12).Não eram reis e sim sábios, estudiosos, seus nomes são(Melchior, Gaspar e Baltazar).
Cristo não veio apenas para os judeus, mas para redimir toda humanidade. Ele é o polo para o qual convergem todas as raças. Os presentes que eles ofereceram a Jesus o ouro , incenso e mirra, o evangelista Mateus expressa por esses simbolos a fé vivenciada pelos primeiros cristãos: Cristo é Rei dos Reis(dai o ouro), é filho Deus(o incenso), encarnado (a mirra).
PAPAI NOEL
Ele foi inspirado no Bispo Nicolau, que viveu e pontificou na cidade de Myra Turquia, no século IV. Nicolau costumava ajudar, anonimamente,quem estivesse em dificuldades financeiras, colocava o saco com moedas de ouro a ser ofertada na chaminé das casas. Foi declarado Santo depois que muitos milagres lhe foram atribuídos.
Sua transformação em símbolo natalino aconteceu na Alemanha e dai correu o mundo.



PINHEIRO
É a única árvore que não perde suas folhas durante o ano todo. Permanece sempre viva e verde.
Árvore verde também trás a esperança, a alegria e a vida nova.
O verde constante do pinheiro, a vida permanente e plena que Jesus Cristo aparece.







O PRESÉPIO
Um dos símbolos mais comuns no natal dos países católicos é a reprodução do cenário onde Jesus Cristo nasceu:uma manjedoura,animais,pastores,os tres reis magos,Maria,José,e o menino Jesus.
O costume de montar presépios começou com São Francisco de Assis,que pediu a um homem chamado Geovanni Villita que criasse o primeiro presépio para visualizar,sensibilizar,facilitar a meditação do mistério de Jesus Cristo que nasce na pobreza,simplicidade.São Francisco , então celebrou uma missa em frente a deste presépio inspirado.

A VELA
Jesus Cristo é a luz que ilumina nosso caminho:"Eu sou a luz do mundo,quem me segue não andará nas trevas,mas terá a luz da vida(Jo 8,12)"."E vós sois a luz do mundo...não se acende uma vela por debaixo de uma vasilha,mas num candelabro que ilumine todos os de casa.É assim que deve brilhar vossa luz(Mt 5,14-16)".







BOLAS DE NATAL
Simbolizam os frutos da "árvore da vida",ou seja,Jesus Cristo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para mim. Amei sua visitinha volte sempre e que Deus te Abençoe grandemente!
Se você desejar pode me enviar um email:
sueli2508@hotmail.com

Obs: Se você escolher a opção Anônimo, no final não esqueça de colocar o seu nome! Abraço Fraterno!!