domingo, 22 de maio de 2011

Os Sete Sacramentos - Atividades

Os Sete Sacramentos:
Sacramento é o sinal do amor de Deus: não só sinal, mas é o próprio Deus em nosso meio, é a realidade de que Cristo está presente e caminha conosco.
O ser humano é teimoso, afasta-se de Deus, endurece o coração, mas Deus o ama, ama sua criatura e quer salvá-la, quer vê-la bem. Ele  manifesta este seu amor por meio de Jesus Cristo, pois depois de ter enviado os profetas, Deus se fez homem e veio morar em nosso meio, procurando ensinar a amar, a viver com os outros, a ser amigo, companheiro.
 Pelos sacramentos, Jesus quer dar-nos mais vida. Ele mesmo diz:"Eu vim para que todos tenham vida..."(Jo10,10). Jesus quer o nosso crescimento na fé, na esperança e no amor a Deus e aos homens. Por isso, para cada momento importante de nossa vida, Jesus nos dá um sinal de seu amor, um sacramento.
BATISMO: Jesus ao ser batizado por João Batista, no rio Jordão, institui o Batismo para todos os que desejam ser cristãos, ou seja seguidores de Cristo.(Mt3,13-17; Mc1,9-11; Lc3,21-22).
Antes de subir ao céu ele deu aos apóstolos a ordem de batizar: "Portanto, vão e façam com que todos os povos se tornem meus discípulos, batizando-os em nome do Pai e do Filho, e do Espírito Santo, ensinando-os a observar tudo o que ordenei a vocês(Mt 28,19).
RECONCILIAÇÃO OU PENITÊNCIA: é o arrependimento que nos motiva à confissão. Ele está ligado à conversão: é preciso mudar a direção de vida; é preciso melhorar, ser mais santo, mais puro,mais justo. Sem arrependimento, não existe confissão e ela nem deve ser feita.E, sem propósito de melhorar, o perdão de Deus não realiza sua ação (Jo20,22-23).
EUCARISTIA: a palavra Eucaristia significa ação de graças: é o mesmo que dizer"muito obrigado". É a ação de graças que Jesus faz ao Pai. É o agradecimento que a Igreja dirigi a Deus, pois Jesus se torna para nós alimento de vida eterna. As celebração eucarística só pode ser entendida se a olharmos e a vivermos como ação de graças. Depois que Jesus diz à Igreja: "Tomai e comei, isso é o meu corpo", o nosso muito obrigado torna-se infinito, como infinito é o amor que Cristo demonstra ter para com o Pai e a humanidade (Mc 14,22-24).
CONFIRMAÇÃO OU CRISMA: todo sacramento é um sinal que recorda um acontecimento de Cristo Salvador. A Confirmação é o sacramento que torna vísivel o Dom do Espírito. Nela, o Espírito Santo é comunicado ao fiel, como dom divino para o crescimento espiritual da pessoa que abraçou a causa de Cristo. Com isso, toda a Igreja cresce e se santifica, tornando-se lugar da presença e da ação do Espírito Santo. Pelo Sacramento da confirmação, aqueles que nasceram no Batismo recebem o dom do Espírito Santo, são enriquecidos por ele com uma força especial.
ORDEM: o padre, o diácono, o bispo rebem a Ordem. O padre é algúem tirado do meio do povo e consagrado por Deus para o serviço desse mesmo povo nas coisas que se referem a Deus. Ele é o representante de Deus junto ao povo e do povo junto a Deus. É o grande mediador único que é Jesus Cristo. Seu papel é continuar a missão de Jesus Cristo: Cabeça da Igreja, o único e eterno sacerdote.
MATRIMÔNIO OU CASAMENTO: o casamento é um chamado cheio de amor que Deus faz a um homem e a uma mulher para que um se complete no outro. São dois filhos de Deus que Deus entrega um para o outro e são os dois uma só carne(Gn2,24).
UNÇÃO DOS ENFERMOS: a Igreja nos diz que esse sacramento não é só para os que estão no fim da vida;o tempo oportuno para esse sacramento é quando o doente sente que precisa recebê-lo, ou ate mesmo por velhice. Às pessoas com doenças graves, deve-se administrar a Unção dos enfermos, desde que desejam e estejam preparadas: não se deve deixar para o momento que a pessoa está morrendo(Tg5,14-15). A unção dos enfermos pode ser precedida de confissão, do recebimento da Eucaristia. O ideal é que este sacramento seja ministrado enquanto a pessoa esteja consciente e participe dele.

Vamos levar para nossas crianças um atividade sobre os sacramentos para que elas possam guardar em seu coração. Tenham um abençoado dia.



14 comentários:

  1. Amei seu blog. tambem sou catequista, mas não tenho seu talento para desenho.Amo contar as historias da bíblia e uso as imagens de desenho que encontro na net.
    Que o senhor nosso Deus continue abençoando vc sempre!

    ResponderExcluir
  2. Querida(o), obrigado pelo seu carinho!!
    Deus te abençoe!!

    Contar historinhas bíblicas é uma bela missão,
    nós catequistas somos setinhas que indicam o céu.
    Continue assim semeando sementinhas do céu no corações das crianças.

    Abraço Fraterno!!

    Sueli

    ResponderExcluir
  3. adorei seu blog adorei nao eu amei sou catequisanda e eu tou estsudando para fazer crisma nesse ano dia 2 de desembro bjs



    yasmim aq

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, eu também sou catequista e vou fazer o crisma este ano!!
      Muita sorte! BJS

      Excluir
  4. Oi linda Yasmim!!

    Fiquei muito feliz com seu comentário, e mais feliz ainda em
    saber que esta fazendo o Crisma que é a confirmação do seu Batismo. Parabéns e que Deus te Abençoe grandemente!!

    Continue sempre neste caminho de paz e amor verdadeiro...quem sabe futuramente não pode ser um a catequista!!

    Abraço Fraterno e Abençoado dia!!
    Com Carinho,
    Sueli

    ResponderExcluir
  5. Amei o seu Blog! Parabéns pelo seu trabalho, tudo muito lindooo! :) Também sou catequista, e amo me encontrar com meus pequenos e ajuda-los a seguir sempre o caminho do Senhor.
    Um forte abraço fraterno,
    Rayane.

    ResponderExcluir
  6. Amei o Blog...Não sou catequista estou fazendo a catequese para tomar a Primeira Comunhão,estava vendo os exercícios para passa-los para a minha querida catequista e me interessei pelo Blog...Fasso as liturgias na Missa e pretendo sempre continuar servindo a Deus.
    Obrigada...
    Beijos...
    Isabele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz de Jesus. Isabele!!

      Amei saber que tão pequenina ama servir a Deus e aos irmãos... que o Espírito Santo sempre lhe anime nesta caminhada rumo ao céu! Deus te abençoe pequena menina!

      Abraço Fraterno!
      Sueli

      Excluir
  7. Olá Sueli, seu blog me ajudou muuuito. Sou faço catequese na 2ªetapa da crisma e já tive uma luz de Deus e sou auxiliar de catequista. Sábado dia 04/05/2016 será meu 1º dia dando catequese sozinha. Precisava de uma atividade sobre os 7 Sacramentos e aqui no seu blog encontrei o que precisava e muito mais.
    Obrigada,
    Fernanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernanda, a paz de Jesus!!

      Querida Deus abençoe sua vida, que o Espírito Santo te leve para Águas mais profundas!!

      Abraço Fraterno!!

      Sueli

      Excluir
  8. fernanda , amei sua atividade vai me ajudar muito com meus catequisandos muito obrigada q deus te abençoe sempre.

    ResponderExcluir
  9. Boa Tarde, Sueli. Como sempre, passei aqui para pedi-lhe ajuda e a recebi. Muito Obrigada. Um Forte Abraço, Cida.

    ResponderExcluir
  10. Obrigada Sueli. Gostei Muito das Atividades. Deus te abençoe, sempre.

    ResponderExcluir
  11. Muito Obrigada Sueli, seu trabalho e dedicação tem me ajudado muito. Deus te abençoe sempre. Abraços, Cida

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim. Amei sua visitinha volte sempre e que Deus te Abençoe grandemente!
Se você desejar pode me enviar um email:
sueli2508@hotmail.com

Obs: Se você escolher a opção Anônimo, no final não esqueça de colocar o seu nome! Abraço Fraterno!!