sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Eucaristia comunhão com Jesus - Atividades para Catequese

Eucaristia: o Sacramento do Corpo e do Sangue de Cristo que nos Alimenta.
              (cf. Jo 6,1-7; Mc 14,13-21; Mt 26,20-29).

Objetivo:
Conduzir este encontro de tal forma, que os catequizando se sintam desejosos de receber a Eucaristia.


Reflexão:
A Eucaristia é o ponto fundamental da vida de Jesus Cristo, pois nela está tudo aquilo que centraliza o que há de mais importante e de mais sagrado realizado por Cristo. É na Eucaristia que Jesus se doa em alimento espiritual para a nossa vida, dando o seu próprio corpo e sangue para permanecer em quem os recebe como alimento. Por isso, é muito importante para o cristão o mistério do corpo e sangue de Cristo, como fonte de vida.

Ao celebrar a última ceia, Cristo instituiu o sacramento da Eucaristia, para que, cada vez que o cristão o receber, encontre nele o próprio Cristo ressuscitado. Portanto, receber a comunhão é estar comungando Cristo e isso significa estar também em comum-união. Quem recebe o corpo e o sangue de Cristo deve estar vivendo essa comunhão com o irmão.

Todo esse mistério do corpo e sangue de Cristo, oferecido a quem nele crê, se dá no momento da consagração do pão e do vinho, quando o celebrante diz as palavras de Cristo durante a última ceia: "Fazei isto para celebrar a minha memória".

Portanto, em cada celebração de que o cristão participa, estará cumprindo o que Cristo pediu para fazer: "em memória Dele".
Para celebrar a comunhão, é preciso que a pessoa de fé esteja preparada, ou seja, que esteja consciente daquilo que faz e com o coração devidamente em ordem para receber Jesus.
Comungando Cristo, o cristão aceita viver essa comunhão com todos aqueles que também participam dela e com todos quantos foram salvos pelo sangue de Cristo.

Desenvolvimento:
Todos têm necessidade de aproximar-se da Mesa do Pão, da mesa da "fração do pão". Não para admirar, mas para alimentar-se de fato.

É assim que eu conheço Cristo, a força de sua ressureição e a comunhão com seus sofrimentos, tornando-se semelhante a ele na sua morte, para ver se chego até a ressureição dentre os mortos. (FI 3,10)

Convidar os catequizando a formar um círculo ao redor da mesa e colocar nela um pão bem grande.
Dialogar com eles sobre o pão, quem fez, como é feito, quantas coisas estão nele, fazendo que o pão se torne o centro do diálogo (deixar que eles falem).
Depois, repartir o pão entre todos, mostrando que este pão é o alimento do corpo e que simboliza tudo o que se come, pois sem ele, não se poderá viver.

Saber dos catequizando o que é uma fonte... Saber deles se já viram uma fonte de onde brota água... Convidá-los a recorrer agora a uma outra fonte: à Sagrada Escritura, à Bíblia para ouvir o que diz Jesus de si mesmo  "alimento", como "pão", como "pão descido do céu". Para tanto leia-se (Jo 3,30-40).

Jesus é o verdadeiro pão descido do céu para ficar no meio do seu povo.
Quando ele celebra a última ceia, deixa seu corpo e sangue para servir de alimento e de salvação para todos.

Levar os catequizando a entender que receber a Eucaristia é uma festa dentro do coração humano. Por isso, é necessário que o coração, a mente e a conciencia estejam puros para receber o Cristo presente na Eucaristia.
A Eucaristia não é uma obrigação, uma imposição, e sim, uma necessidade para conduzir digna e santamente a vida de cristãos e cristãs.
Se houver possibilidade, levar os catequizando para fazerem uma visita a Jesus sacramentado e cantar um canto de adoração.
Fonte: Livro Caminhando na construção do Reino - E R C

Abraço Fraterno!
Com Carinho, Sueli
Catequese Infantil-Pãozinho do Céu Maria

6 comentários:

  1. Olá! Seu blog tá caprichadinho né?
    Que neste mês missionário possamos nos comprometer com a missão do Senhor a de Anunciarmos a Paz e sermos missionário onde quer que estejamos.
    Fique na Paz e no Amor de Cristo,

    Reinaldo

    ResponderExcluir
  2. SUAS POSTAGENS SÃO ÓTIMAS, CADA VEZ MAIS SURPREENDENTES. ALÉM DE NOS DAR A IDEIA DO ENCONTRO JÁ POSTA UMA BELÍSSIMA ATIVIDADE.

    VOCÊ REALMENTE É UMA GRANDE CATEQUISTA EVANGELIZADORA.

    PARABÉNS.

    ResponderExcluir
  3. Amiguinhos, muito obrigado pelo carinho.
    Que Deus os abençoe grandemente.
    Abraço Fraterno

    ResponderExcluir
  4. Amo seu trabalho e tenho usado muito na pré catequese, que você contínuo tomando posse da graça de Deus para dar continuidade nesse trabalho maravilhoso, um grande abraço de sua irmã em Cristo Jesus.

    ResponderExcluir
  5. Ótimo gostei muito do seu sai-te muito importante no processo de Evangelização as postagem são bem legal esta de parabéns

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim. Amei sua visitinha volte sempre e que Deus te Abençoe grandemente!
Se você desejar pode me enviar um email:
sueli2508@hotmail.com

Obs: Se você escolher a opção Anônimo, no final não esqueça de colocar o seu nome! Abraço Fraterno!!