domingo, 23 de abril de 2017

Atividades de Catequese: 3º Domingo de Páscoa: Os Discípulos de Emaús

Evangelho do 3º Domingo da Páscoa: Lucas 24, 13-35                           Ano Litúrgico:A

Os Discípulos de Emaús

Atividades de Fé e Amor
Abraço Fraterno!!
Com Carinho, Sueli
Pãozinho do Céu Maria

Fiquem aqui com a Explicação deste lindo Evangelho:
Estamos vivendo o tempo Pascal!  Um tempo  forte, propício para um  reencontro com as raízes da nossa fé, e a partir daí, fazermos um confronto pessoal de crescimento, afim de que  possamos avaliar a qualidade da nossa fé e o quanto há de luz e sombras em nossas vida!
 “O Mistério Pascal é de tal importância na vida litúrgica da Igreja e na vida e atividade apostólica de todos os redimidos pelo Sangue de Cristo, que a sua celebração se prolonga por cinquenta dias, número cheio de significado, pois exprime a plenitude da salvação definitivamente alcançada por Jesus Ressuscitado e por Ele oferecida aos homens”.
A ressurreição de Jesus,  é um acontecimento marcante na vida de cada um de nós, um acontecimento que  não deve ser vivida somente nestes dias em que a igreja sabiamente nos oferece a oportunidade de saborearmos uma riqueza  litúrgica, que nos faz mergulhar no mistério do amor de Deus. A ressurreição,  deve ser vivida todos os dias de nossa vida!
A narrativa do evangelho de hoje, nos fala de mais uma aparição de Jesus! Enquanto os dois discípulos comentavam com os demais, sobre a experiência que fizera com Jesus ressuscitado, no caminho  para Emaús, Ele aparece no meio deles e os  saúda dizendo:” A paz esteja convosco!”   Assustados, os discípulos  chegaram a pensar  que se tratava de um fantasma, ainda havia dúvidas em seus corações, e mesmo depois de terem vistos as marcas da cruz nas mãos e nos pés de Jesus,  eles continuavam com dificuldades em  acreditar, afinal, tudo aquilo era grande demais para a compreensão deles que acabara  de ver Jesus  morto  na cruz!
Mesmo diante a apreensão dos discípulos,  que pareciam não acreditar no que estavam vendo,  Jesus não os repreendeu, pelo contrário,  Ele compreendeu a  dificuldade deles em assimilar tudo aquilo.  E numa atitude de amor, Jesus abriu-lhes a inteligência, possibilitando-os  entender as Escrituras, e se tornarem  testemunhas de sua ressurreição. A partir de então, os discípulos perderam o medo e assumiram a desafiante missão de testemunharem a ressurreição de Jesus, fato que as autoridades queriam abafar.
Hoje, somos nós, os convocados a dar testemunho da Ressurreição de Jesus, o que podemos fazer, não somente com palavras, mas principalmente, com as nossas atitudes!
 Neste encontro com os discípulos, Jesus transmitiu- lhes a sua paz! Foi  a paz de Jesus que os libertou do medo que os mantinha presos! Esta mesma Paz, chega a até a nós, é uma paz diferente daquela que o mundo nos  oferece através de armas. A paz de Jesus, é a paz de quem venceu a cruz, uma paz que nos  aquieta e ao mesmo tempo nos inquieta, que  nos faz  sairmos de nós mesmos para irmos ao encontro do outro!
Viver a ressurreição de Jesus,  é  ter o olhar transfigurado pelo Espírito Santo! É o Espírito Santo, que nos faz enxergar com clareza o que está oculto aos  olhos do mundo, que nos faz distinguir os clamores dos que sofrem em meio ao ruídos dissonantes de uma sociedade insensível  às suas necessidades. 
Só faz a experiência do Cristo ressuscitado, quem faz a experiência da cruz, da partilha e da entrega da vida! A paz de Cristo é o ponto fundamental para a nossa caminhada de fé!

 FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho

 Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:https://www.facebook.com/groups/552336931551388/

4 comentários:

  1. Oi boa noite,me ajudou bastante colocando o terceiro domingo da páscoa,já preparei minha reunião pra amanhã muito obrigada Deus abençoe um grande abraço Andréia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andréia, a Paz de Jesus esteja contigo!!

      Deus te abençoe pelo carinho, seja sempre bem vinda querida.

      Abraço Fraterno!

      Sueli

      Excluir
  2. Sueli, boa noite
    Seus arquivos são como sempre, excelente. E como nos auxiliam em nossos encontros da catequese. Obrigada e que Deus a abençoe. um grande abraço, Judith (catequista da Paroquia São João Paulo II - Comunidade Nossa Senhora da Paz - Praia das Gaivotas, Vila Velha/ES)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Judith, a Paz de Jesus esteja contigo!!

      Fico muito feliz em poder ajudar vcs catequista do AMOR... que Deus continue abençoando o meu trabalho para que ele torne sementes frutiforas. Deus lhe pague pelo carinho!!

      Abraço Fraterno!

      Sueli

      Excluir

Seu comentário é muito importante para mim. Amei sua visitinha volte sempre e que Deus te Abençoe grandemente!
Se você desejar pode me enviar um email:
sueli2508@hotmail.com

Obs: Se você escolher a opção Anônimo, no final não esqueça de colocar o seu nome! Abraço Fraterno!!