sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Eucaristia comunhão com Jesus - Atividades para Catequese

Eucaristia: o Sacramento do Corpo e do Sangue de Cristo que nos Alimenta.
              (cf. Jo 6,1-7; Mc 14,13-21; Mt 26,20-29).

Objetivo:
Conduzir este encontro de tal forma, que os catequizando se sintam desejosos de receber a Eucaristia.


Reflexão:
A Eucaristia é o ponto fundamental da vida de Jesus Cristo, pois nela está tudo aquilo que centraliza o que há de mais importante e de mais sagrado realizado por Cristo. É na Eucaristia que Jesus se doa em alimento espiritual para a nossa vida, dando o seu próprio corpo e sangue para permanecer em quem os recebe como alimento. Por isso, é muito importante para o cristão o mistério do corpo e sangue de Cristo, como fonte de vida.

Ao celebrar a última ceia, Cristo instituiu o sacramento da Eucaristia, para que, cada vez que o cristão o receber, encontre nele o próprio Cristo ressuscitado. Portanto, receber a comunhão é estar comungando Cristo e isso significa estar também em comum-união. Quem recebe o corpo e o sangue de Cristo deve estar vivendo essa comunhão com o irmão.

Todo esse mistério do corpo e sangue de Cristo, oferecido a quem nele crê, se dá no momento da consagração do pão e do vinho, quando o celebrante diz as palavras de Cristo durante a última ceia: "Fazei isto para celebrar a minha memória".

Portanto, em cada celebração de que o cristão participa, estará cumprindo o que Cristo pediu para fazer: "em memória Dele".
Para celebrar a comunhão, é preciso que a pessoa de fé esteja preparada, ou seja, que esteja consciente daquilo que faz e com o coração devidamente em ordem para receber Jesus.
Comungando Cristo, o cristão aceita viver essa comunhão com todos aqueles que também participam dela e com todos quantos foram salvos pelo sangue de Cristo.

Desenvolvimento:
Todos têm necessidade de aproximar-se da Mesa do Pão, da mesa da "fração do pão". Não para admirar, mas para alimentar-se de fato.

É assim que eu conheço Cristo, a força de sua ressureição e a comunhão com seus sofrimentos, tornando-se semelhante a ele na sua morte, para ver se chego até a ressureição dentre os mortos. (FI 3,10)

Convidar os catequizando a formar um círculo ao redor da mesa e colocar nela um pão bem grande.
Dialogar com eles sobre o pão, quem fez, como é feito, quantas coisas estão nele, fazendo que o pão se torne o centro do diálogo (deixar que eles falem).
Depois, repartir o pão entre todos, mostrando que este pão é o alimento do corpo e que simboliza tudo o que se come, pois sem ele, não se poderá viver.

Saber dos catequizando o que é uma fonte... Saber deles se já viram uma fonte de onde brota água... Convidá-los a recorrer agora a uma outra fonte: à Sagrada Escritura, à Bíblia para ouvir o que diz Jesus de si mesmo  "alimento", como "pão", como "pão descido do céu". Para tanto leia-se (Jo 3,30-40).

Jesus é o verdadeiro pão descido do céu para ficar no meio do seu povo.
Quando ele celebra a última ceia, deixa seu corpo e sangue para servir de alimento e de salvação para todos.

Levar os catequizando a entender que receber a Eucaristia é uma festa dentro do coração humano. Por isso, é necessário que o coração, a mente e a conciencia estejam puros para receber o Cristo presente na Eucaristia.
A Eucaristia não é uma obrigação, uma imposição, e sim, uma necessidade para conduzir digna e santamente a vida de cristãos e cristãs.
Se houver possibilidade, levar os catequizando para fazerem uma visita a Jesus sacramentado e cantar um canto de adoração.
Fonte: Livro Caminhando na construção do Reino - E R C

Abraço Fraterno!
Com Carinho, Sueli
Catequese Infantil-Pãozinho do Céu Maria

3 comentários:

  1. Olá! Seu blog tá caprichadinho né?
    Que neste mês missionário possamos nos comprometer com a missão do Senhor a de Anunciarmos a Paz e sermos missionário onde quer que estejamos.
    Fique na Paz e no Amor de Cristo,

    Reinaldo

    ResponderExcluir
  2. SUAS POSTAGENS SÃO ÓTIMAS, CADA VEZ MAIS SURPREENDENTES. ALÉM DE NOS DAR A IDEIA DO ENCONTRO JÁ POSTA UMA BELÍSSIMA ATIVIDADE.

    VOCÊ REALMENTE É UMA GRANDE CATEQUISTA EVANGELIZADORA.

    PARABÉNS.

    ResponderExcluir
  3. Amiguinhos, muito obrigado pelo carinho.
    Que Deus os abençoe grandemente.
    Abraço Fraterno

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim. Amei sua visitinha volte sempre e que Deus te Abençoe grandemente!
Se você desejar pode me enviar um email:
sueli2508@hotmail.com

Obs: Se você escolher a opção Anônimo, no final não esqueça de colocar o seu nome! Abraço Fraterno!!