sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Eucaristía -Atividade para Econtro de Catequese

Eucaristia: Nosso Compromisso é com Jesus
Eram perseverantes em ouvir o ensinamento dos apóstolos, na comunhão fraterna, na fração do pão e nas orações... Louvavam a Deus e eram estimados por todos. (At 2,42-47)

Objetivo:
Conduzir de tal maneira o presente encontro, que os catequizandos entendam a necessidade e a alegria de viver em comunidade e estar atuando nela de acordo com os próprios dons.

Reflexão:
A fé cristã é adesão pessoal a proposta do plano de Deus; é a aceitação da pessoa de Cristo, da sua mensagem de libertação e salvação. A fé é adesão pessoal, mas tem ressonância comunitária.
A fé do cristão deve ser madura enquanto ele caminha e cresce na e com a comunidade. Para isso, exige-se uma constante conversão.

Cabe a catequese estimular o crescimento da fé cristã. Cada cristão que vive a verdadeira fé, transforma sua comunidade. Os santos, na história da Igreja, aderiram ao Evangelho como proposta de vida e são, para os cristãos de hoje, símbolos que lembram aos seguidores de Cristo que eles são também hoje um povo, que pode e deve transformar a sociedade, a história, pois o Cristo ressuscitado continua vivo dando aos seus discípulos força nessa luta.

Todas as coisas boas que o cristão consegue realizar na comunidade e as dificuldades por que passa, ele as celebra na Eucaristia, na qual busca forças para superar as dificuldades e contribuir para melhorar a vida da humanidade salva por Jesus Cristo.

A vontade do Pai é que os Cristãos sejam construtores da história e, para isso, devem entregar-se mais á  conversão e ser mais praticipantes e fraternos. Jesus, assumindo a cruz, transforma os sofrimentos em ressurreição.
Importa lembrar que as vitórias e as derrotas são celebradas na Eucaristia.

Desenvolvimento:
Desenvolver o tema do "nosso compromisso com Jesus" exige muita clareza e muita consciência do que isso significa.

Num primeiro momento e num primeiro movimento, distribua bexigas coloridas, para cada catequizando. Cada qual encherá a sua. Peça que os catequizandos falem sobre quais as dificuldades de hoje, por exemplo: a dificuldade de as pessoas se reunirem para missa dominical, o divertimento colocado em primeiro lugar pela sociedade, pelos meios de comunicação. Toda vez que alguém lembrar de uma dificuldade, estoura-se uma bexiga. Depois de estourarem algumas, o catequista deverá lembrar de que ainda sobraram muitas. Pedir aos catequizandos que ajudem a lembrar motivos que nos levam a participar das celebrações da comunidade: fé, a grande importância daquilo que celebramos, a necessidade que temos de celebrar (festejar) juntos os acontecimentos de Cristo: Natal, Batismo de Jesus, vida pública, milagres, curas, sofrimentos, paixão, morte, ressurreição, presença permanente no meio de nós (cf. Mt 28,20). Toda vez que alguém se lembrar de um motivo para superar as dificuldades, haja algum pedaço disponível de barbante para unir duas bexigas até que, por fim, se tenha uma "corrente" de bexigas cheias. Cheias de amor, cheias de otimismo, de esperança de que também hoje, apesar das dificuldades peculiares dos tempos atuais, haja condições para cumprir o "compromisso com Jesus" e também o compromisso com a comunidade.

Segundo momento:
É muito importante entender claramente como a primeira comunidade vivia seu " compromisso com Jesus". Para tanto leia com os catequizandos Atos  2,42-47.
Comentar a leitura e fazer com que os catequizandos entendam bem como viviam os primeiros cristãos. Deixar que eles mesmo falem dos fatos que marcaram esta leitura.

Terceiro momento:
Partir para a leitura e a meditação de outro texto bíblico 1Cor 12,12-26 e, a partir do texto, pedir para os catequizandos assumirem uma atitude de oração silenciosa, sentindo-se realmente parte do corpo de Cristo, dizendo o que gostariam de falar para Jesus, e que, apesar das dificuldades, querem continuar, porque agora já sabem o quanto são importantes como membros da comunidade, voltando a encontrar-se no próximo ano. (Fazer esse momento de meditação, se possível diante de Jesus Eucarístico).
Fonte: Livro Caminhando na construção do Reino - ERC

Abraço Fraterno!!
Com Carinho,
CATEQUESE INFANTIL - Pãozinho do Céu Maria
                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para mim. Amei sua visitinha volte sempre e que Deus te Abençoe grandemente!
Se você desejar pode me enviar um email:
sueli2508@hotmail.com

Obs: Se você escolher a opção Anônimo, no final não esqueça de colocar o seu nome! Abraço Fraterno!!