quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Imaculada Conceição - Atividades de Catequese

Logo mais na proxima terça feira  dia 8 de Dezembro comemoramos o dia de Nossa Senhora da Conceição



Imaculada Conceição é, segundo o dogma católico, a concepção daVirgem Maria sem mancha (em latimmacula ) do pecado original. O dogma diz que, desde o primeiro instante de sua existência, a Virgem Maria foi preservada por Deus, da falta de graça santificante que aflige a humanidade, porque ela estava cheia de graça divina. Também professa que a Virgem Maria viveu uma vida completamente livre de pecado.
[ A Imaculada Conceição foi solenemente definida como dogma pelo Papa Pio IXem sua bula Ineffabilis Deus[2] em 8 de Dezembro de 1854. A Igreja Católica considera que o dogma é apoiado pela Bíblia (por exemplo, Maria sendo cumprimentada pelo Anjo Gabriel como "cheia de graça"), bem como pelos escritos dos Padres da Igreja, como Irineu de Lyon e Ambrósio de Milão[3] [4] . Uma vez que Jesus tornou-se encarnado no ventre da Virgem Maria, era necessário que ela estivesse completamente livre de pecado para poder gerar seu Filho[5] .A festa da Imaculada Conceição, comemorada em 8 de dezembro, foi definida como uma festa universal em 28 de Fevereiro de 1476 pelo Papa Sisto IV. (Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Imaculada_Concei%C3%A7%C3%A3o )

Atividades de Fé e Amor
Tenha um dia abençoado na  presença de Deus e com o cheirinho maternal de Maria!!
Abraço Fraterno!
Com Carinho,
Sueli
Catequese Infantil - Pãozinho do Céu Maria

Advento: Evangelho do 2º Domingo do Advento - Preparai o Caminho do Senhor

Evangelho de São Lucas 3,1-6   2º Domingo do Advento     Ano C



"Uma voz clama ao deserto: Preparai o caminho..."


Deus lhe pague pela linda visitinha, seja sempre bem vindo!

Abraço Fraterno!!
Com Carinho, 
Sueli
Catequese Infantil - Pãozinho do Céu Maria

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Cristo Rei do Universo - Atividades de Catequese


A Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo,  Rei do Universo, é a festa de encerramento do ano litúrgico. Logo iniciaremos o Tempo do Advento que é a preparação para o Natal.
Amo este dia de Cristo Rei, preparo sempre com muito carinho o meu encontro de catequese... começo perguntando se sabem o que é um rei e que tipo de roupa e sapato que  veste e qual a riqueza de um rei... deixo que eles falem tudo o que sabem, só então começo a falar do nosso Verdadeiro Rei que não tinha vestes importadas e nem anel e colar de ouro e muito menos sapatos envernizados, palácio isto nem pensar nem casa ele tinha para morar... Mas este Rei tem um tesouro muito maior do que, o  rei de um de palácio, este Rei tem o céu para nos dar a sua maior riqueza é o Amor a Justiça para com todos. Nasceu em um lugar que servia de abrigo para animais, suas primeiras roupinhas foram faixas que sua mãe preparou para poder enrolar aquele santo corpinho, estava muito frio e quem o aquecia eram os animais com seus bafinhos... 

Gente comecei e agora é com vocês .....continue conte com o coração ardendo de paixão por Jesus e vocês vão ver como o Espírito Santo age em cada um de nós!!

Atividades de Fé e Amor a Luz do Evangelho!



 Historinha de Cristo Rei para se interagir com as crianças!!

Que Deus abençoe seu encontro... que o Espírito Santo permaneça contigoo!!

Abraço Fraterno!
Com Carinho, Sueli
Catequese Infantil - Pãozinho do Céu Maria

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Atividades de Catequese: Evangelho Marcos 13,24-32

Evangelho do 33º Domingo do Tempo Comum: Marcos 13, 24-32    Ano Litúrgico:B


Atividades de Fé e Amor a Luz do Evangelho!!

Anuncio da vinda de Jesus!!



Deus te abençoe pela visitinha!!
Abraço Fraterno!
Sueli
Catequese Infantil - Pãozinho do Céu Maria

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Atividades de Catequese: Evangelho Marcos 12,38-44 ou 41-44 A oferta da pobre viúva

Evangelho do 32º Domingo do Tempo Comum: Marcos 12, 38-44 ou 41-44     Ano Litúrgico:B

A oferta da pobre Viúva!

"Esta pobre viúva depositou mais do que todos os outros..."


Atividades de Fé e Amor a Luz do Evangelho!

Obs: Catequista nunca deixe de ler a Bíblia com as crianças e de discutirem o tema, só depois ir para as atividades.



Que o Espírito Santo conduza seu encontro!!

Abraço Fraterno!
Sueli
Catequese Infantil - Pãozinho do Céu Maria


quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Atividades de Catequese: Finados - Vida Eterna

Finados : Atividades de Catequese


A morte, como último  instante de peregrinação, como fim desta peregrinação, é um nascimento. E toda a vida terrestre é uma preparação ao natal da vida eterna. Por isso é importante passar bem esta vida. Importa ter sempre a graça, a amizade, a comunhão com Deus e os irmãos. Para quem sempre foi fiel ao bem, a morte é o grande natal para a vida.

Atividades de Fé Amor:


Abraço Fraterno!!

Sueli

Pãozinho do Céu Maria

Dia de todos os Santos - Atividades de Catequese

Atividades de Catequese:Solenidade Dia de todos os Santos

Encontro de Catequese
Evangelho de São Mateus: 5, 1-12
Felizes os puros de coração, porque verão a Deus
A festa de todos os santos e santas de Deus é uma festa antiga, Já no segundo século, a Igreja celebrava a memória dos seus mártires para que, tendo presente o seu testemunho, a comunidade se mantivesse fiel no testemunho de Jesus Cristo. É uma festa para nós. A porta do céu se abre para nos abstrairmos do mundo, pois, aqui, é o lugar de vivermos a nossa vocação a santidade, mas para considerarmos o compromisso próprio do nosso chamado a partir do céu, inspirados pelo testemunho daqueles que nos precederam na fé. Em todos os santos e santas de Deus se cumpre a Palavra do Senhor. Á afirmação de Pedro: "Olha, deixamos tudo e te seguimos!", que recompensa teremos? Jesus responde: "Nessa vida perseguições. Mas, depois, a vida eterna" (Marcos 10,28-30) 
(Bíblia dia a dia)
Atividades de Fé e Amor:


Jogral para ser trabalhado no encontro de catequese ou até mesmo feito pelas crianças na missa no momento da ação de graças!
Abraço Fraterno e Abençoado dia!!

Com Carinho, Sueli

Catequese Infantil - Pãozinho do Céu Maria

Obs: Todo material postado aqui pertence a este Blog desde do desenho que eu mesma faço com todo carinho e amor e também as atividades são frutos dos meus estudos diários ... deixo aqui para servir como apoio a você catequista do amor. Digo isto mais uma vez porque  fico muito triste quando este material que desenvolvo com tanto carinho cai na net sem ao menos a pessoa que copia  respeitar o meu trabalho... tirando os meus créditos isto é muito triste.
 Peço desculpas pelo desabafo a vocês  que usam este material e sabe o quanto me esforço para manter este espaço atualizado... pois a minha  finalidade é somente de ajudar aos catequista nos seus encontros!!
Obrigado e fiquem com Deus!!

Criança de Deus não curte trevas!! Diga não ao Halloween!


Minha indignação para esta festa do horror, ontem tive em algumas lojas procurando embalagens para lembrancinhas da 1º eucaristia e me deparei com muita gente comprando roupas, "não roupas " mas sim trages de horror. Mamãe e papai cuidado esta festa não agrada o coração de Deus, precisamos nos lembrar que somos imagem e semelhança de Deus, somos lindos o Espírito Santo habita em cada um de nós...então porque incentivar nossos filhos a se fantasiar de trevas, o mundo em que vivemos tem nos mostrado  tantas trevas se não estivermos revestidos de Deus caímos em um abismo sem fim, então porque incentivar mais trevas na vida dos pequenos, não sejam conviventes com estas escolas que adere o halloween, engraçado porque as escolas não mostram Deus para crianças, porque não abordam o tema dia de todos os Santos pedindo para as crianças se fantasiar de santinhos?
Halloween não é uma brincadeira, mas sim culto as trevas! Diga NÃO ao halloween.



Criança de Deus não curte trevas!!

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Atividades de Catequese: Evangelho:Marcos 10, 46-52 O Cego Bartimeu

Evangelho 30º Domingo do Tempo Comum: Marcos 10, 46-52     Ano Litúrgico:B

Atividades de Fé e Amor a Luz do Evangelho!!

O Cego Bartimeu!!


Amados trago hoje aqui também a reflexão deste Evangelho... vale a pena ler é belíssimo, copiei  e trago os créditos de um blog muito bom... se quiser passa lá para fazer uma visitinha é um blog que trás as explicações das leituras e do Evangelho da semana... o link esta logo abaixo!!
EVANGELHO

         A cegueira  de Bartimeu reflete ou representa os muitos cegos dos dias atuais, aqueles que não conseguem ver que somente Deus nos liberta dos nossos sofrimentos, e nos resgata para um vida livre de todo tipo de escravidão. Aqueles que buscam a solução para todo tipo de problema fugindo da realidade anestesiando o cérebro, com substâncias químicas ou ervas que lhes proporciona momentos de ÊXTASE  e de aparente felicidade, porém quando voltam a realidade, têm de se ater com as consequências deixadas no seu corpo, na sua saúde, nos seus órgãos afetados pelo forte efeito maléfico que vai danificando a sua saúde, de forma que é um morrer aos poucos a cada dia que passa, por sua própria culpa.
         Tudo isso porque estando cego, os homem atual NÃO ENXERGA QUE É EM DEUS QUE ESTÁ O ÊXTASE, A ALEGRIA DE VIVER, E A SOLUÇÃO.
         Os nossos cegos não vendo que é em Deus que reside a solução, buscam resolver tudo com seus recursos próprios, com métodos violentos, os quais só aumentam os problemas.
Exemplo: Imagine que você está com um baita problema com seu telefone, ou com sua T.V.  por assinatura, ou com a sua internet.  Então, enfurecido, você liga para a central do referido servidor, e aos gritos diz todo tipo de ofensas, palavrões,  ameaças, e outras cositas mas.
         Já adivinhou o resultado. Certo? Você vai continuar com o seu serviço, seu aparelho, sua T.V. sem funcionar.
         Ao contrário disso, Experimenta controlar a sua fúria, e pelo telefone, seja gentil, pergunta nome do funcionário(a) que o atende, e ao expor o seu problema, faça-o com calma, respeitando a pessoa do outro lado. Com certeza seu problema foi resolvido sem prejuízo para a sua saúde do corpo e da alma.     
         O cego que pedia esmola sentado a beira da estrada,  não viu, mas ficou sabendo da presença de Jesus, que ia pelo caminho, que caminhava rumo a Jerusalém. Este foi o primeiro milagre deste episódio. Nós também não vemos Jesus, mas sentimos a sua presença:      No sacrário, no momento da elevação do cálice, em nossa volta em casa nos momentos de oração profunda...      
         E aquele cego gritava: JESUS, TEM PIEDADE DE MIM!
Ele não demonstrou revolta por ter nascido cego, não se fez revoltado ou irritado com Deus por sua cegueira. Ele com muita fé toda humildade, pediu socorro a Jesus que alguém lhe disse estar passando bem ali pertinho dele, Jesus aquele que já havia curado muitos por aquela região...
         Irmãs e irmãos. Sejamos como o cego Bartimeu. Confiemos na ação salvadora de Jesus, e recorremos a Ele com fé e esperança. Pois somente em Deus por Jesus, vamos encontrar a solução para os nossos problemas.  Não se trata de ficar rezando 24 horas, e não fazer nada. Mas sim, rezar e correr atrás. Rezar e ao mesmo tempo buscar a solução. Rezar e trabalhar. Rezar e estudar. Rezar e tomar os remédios.
         Muitos disseram para que o cego se calasse, mas ele continuou, insistiu, até que foi atendido por Jesus, que o mandou se aproximar. Sejamos assim também. Mesmo que os nossos familiares digam que não adianta rezar, que não precisamos ir a missa, que a solução dos problemas vitais está no dinheiro, que estamos perdendo o nosso tempo, não desanimemos, não lhes damos ouvido. Busquemos a Deus, fonte de água pura, razão da nossa existência, e por isso tem a solução e a resposta para todas as nossa dúvidas.
         Deus pelo seu poder e bondade pode nos libertar, nos curar, sem ao menos nos tocar, como o fez com o cego. Mas Ele quer a nossa participação, quer que façamos a nossa parte, além de rezar.
         Mas para isso, precisamos diariamente alimentar a nossa fé. Foi por causa da grande fé daquele homem, que seus olhos foram abertos por Jesus.
”O que queres que eu te faça?" O cego respondeu: "Mestre, que eu veja!" Jesus disse: "Vai, a tua fé te curou".
         Como vai a sua fé? Ela está sendo aumentada pela oração, caridade, eucaristia e leituras, ou esvaziada pelos amigos e pelas armadilhas do mundo? Quando você reza faz isso com fé? Com os olhos fechados, com determinação como o fez o Cego? Ou pede a Deus por pedir? Reza apenas com os lábios? Reza pensando em outra coisa? Reza olhando para coisas outras? Reza sem nem pensar direito em Deus?
         A oração daquele cego foi ao vivo, foi direta, foi fulminante! Por isso ele foi atendido. Precisamos rezar como ele. Jesus está do nosso lado. Só não o vemos, pois cegos que somos por causa da nossa fraca fé, não sentimos sua presença. E então a nossa oração não é atendida por que pedimos a Alguém que não estamos vendo, Alguém que pouco cremos, que pouco esperamos...
         CARÍSSIMOS. SE PRESTÁSSEMOS MAIS ATENÇÃO, PERCEBERÍAMOS A PRESENÇA DE JESUS.  E SE SENTÍSSEMOS A SUA COMPANHIA, SUA PRESENÇA O TEMPO TODO, NÃO OUSARÍAMOS PECAR BEM NA SUA FRENTE, DIANTE DOS SEUS OLHOS!
         Irmãs e irmãos. Rezemos com fé: JESUS, TEM PIEDADE DE MIM! Com tanta violência em minha volta, com essa crise econômica mundial, com meus problemas pessoais, com tanta injustiça! JESUS, TEM PIEDADE DE MIM!  Venha  em nosso auxílio, em nosso socorro, escuta a nossa prece! Amém.

Continue rezando. Um bom domingo, José Salviano.
Fonte:http://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com.br/2015/10/senhor-que-eu-veja-jose-salviano.html

Abraço Fraterno e um lindo e abençoado dia para você!!
Sueli
Catequese Infantil - Pãozinho do Céu Maria

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Atividades de Catequese: Evangelho:Marcos 10, 35-45

29º Domingo do Tempo Comum: Evangelho de São Marcos 10, 35-45      Ano Litúrgico:B

Atividades de Fé e Amor a Luz do Evangelho!!
Abraço Fraterno!
Sueli
Catequese Infantil - Pãozinho do Céu Maria

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Nossa Senhora Aparecida e Dia das Crianças - Cartão

12 de Outubro dia de Nossa Senhora Aparecida!
Viva a Mãe Rainha!!! 
E dia das Crianças - Maria Aparecida Abençoe todas as crianças!!

Cartão para o dia das crianças!!





Amados catequistas muitas fofuras para dar de lembrancinha para as crianças... rsrsrsrs modesta a parte, mais ficaram  lindas né... meus desenhos  todos são feitos a mão sem nenhuma técnica... com a inspiração do Espirito Santo!!

Abraço Fraterno!!
Nossa Senhora aparecida Rogai por Nós!!

Sueli
Catequese Infantil - Pãozinho do Céu Maria

Atividades de Catequese:Evangelho:Marcos 10, 17-30 Desapegar-se para amar a Deus

Evangelho do 28º Domingo do Tempo Comum: Marcos 10, 17-30 ou 17-27        Ano Litúrgico:B

Desapegar-se para amar a Deus!!
 Segunda Feira dia 12 de Outubro comemoramos o dia da  Padroeira do Brasil : Nossa Senhora Aparecida
Que no nosso dia dia possamos ter a chance de nos encontramos um pouquinho com Maria, para que assim sejamos como ela que a sua doçura, obediência, nos contagie para que assim possamos viver melhor ao lado das pessoas com que convivemos. Deus te abençoe e que Nossa Senhora Aparecida te cubra com seu santo manto.

Abraço Fraterno!
Sueli
Catequese Infantil 

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Anjos da Guarda!!

Hoje dia 2 de Outubro celebramos o dia dos Santos Anjos da Guarda...


Desde o seculo 17, a Igreja celebra a memória dos santos Anjos da Guarda.. Mencionados na Bíblia como mensageiros e guardiões das pessoas, cumprem a missão de guiá-las no caminho do Bem, inspirando-lhes bons sentimentos e apoiando suas escolhas quando estas têm a Deus como meta.(Liturgia Diária)

Que os anjinhos da guarda lhe proteja... Deus lhe abençoe pela linda visitinha!!
Abraço Fraterno e Abençoada noite!!
Sueli
Catequese Infantil - Pãozinho do Céu Maria

Santa Terezinha do menino Jesus - Padroeira das missões

O elevador que me ajudara a subir a escada do céu é os braços de Jesus (Sta Terezinha) 

Tereza nasceu na frança, jovem de profunda mística, entrou no carmelo de Lisieux com o desejo de servir a Deus na simplicidade e na humildade confiança no seu amor misericordioso. Padroeira das missões, viveu o ideal missionário por meio da oração e da entrega cotidiana pela salvação dos povos.







Vida de Santa Terezinha do Menino Jesus para crianças!


Santa Terezinha do Menino Jesus rogai a Deus por nós!!
Abraço Fraterno!
Sueli
Catequese Infantil - Pãozinho do Céu Maria

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Atividades de Catequese: Evangelho:Marcos 10, 2-16

Evangelho do 27º Domingo do Tempo Comum: Marcos 10, 2-16       Ano Litúrgico:B

Trouxe para vocês esta linda explicação do Evangelho de hoje... pare um pouquinho para ler vale a pena!!
Deus nos fez família

Outubro é o mês das Missões. Somos todos discípulos missionários do Senhor a partir da família. Deus criou o homem e a mulher de modo que se reconhecessem extensão um do outro e vivessem na igualdade e mútua complementaridade.
O casamento é uma bênção divina. O marido e a esposa assumem o compromisso de se doarem um ao outro, conscientes de que já não são dois, mas uma só carne (1ª leitura). Jesus, em seu Evangelho, orienta os casais a viverem o amor em profundidade e não se deixarem conduzir por ideologias que permitem e facilitam a separação por qualquer motivo. O amor exige sacrifícios (= fazer o que é sagrado), do mesmo modo como Jesus amou doando sua vida em favor de todos. Ele abraça e abençoa cada criança defendendo seus direitos e sua dignidade. Faz-se solidário com cada mulher e cada homem levando-os à perfeição (2ª leitura); pais e filhos são chamados a expressar cotidianamente o amor trinitário, vivendo e promovendo os valores do diálogo, do respeito mútuo, da igualdade e da paz.
1ª leitura (Gn. 2,18-24): Homem e mulher: uma só carne
O texto faz parte do segundo relato da criação (Gn. 2,4b-25). Reflete sobre a missão que o ser humano recebeu de ser o colaborador de Deus no cultivo do “jardim” ou no cuidado com a natureza a fim de que ela produza os alimentos necessários para a vida. O humano e a natureza estão intimamente unidos. É do húmus da terra que o humano é modelado.
Ele recebe o poder de dar nomes aos outros seres, os animais. Tem a função de cuidar da criação de Deus.
A narrativa aponta para o caminho da realização do ser humano. Não é bom que esteja só. Deus não nos criou para a solidão. Entre todas as criaturas, o homem não encontrou uma “auxiliar” que lhe correspondesse. Enquanto sozinho se sente inferior aos animais.
Os autores procuram explicar como foram criados o homem e a mulher, interpretando a realidade que perpassa a existência humana.
A linguagem revela que estão inseridos num contexto patriarcal. A palavra “auxiliar” não deve ser interpretada como ajudante submissa. Há igualdade na diferença. É do lado do coração do homem que nasce a mulher. Tornam--se companheiros e extensão um do outro.
Revelam-se um ao outro na transparência.
Necessitam-se, admiram-se e atraem-se mutuamente, unem-se e formam uma só carne.
São duas pessoas livres e conscientes que vivem em comunhão e se realizam mutuamente sem anular-se em sua individualidade. O “sono profundo” no qual Deus faz cair o homem “é um sinal do mistério que cerca a relação homem-mulher. Um foi criado para o outro e, quando se unem na relação matrimonial, estão obedecendo ao projeto de Deus, que emerge do mais fundo de cada um, a fim de formar uma nova unidade para os dois, para os próprios filhos e para a sociedade” (Como ler o Livro de Gênesis, de Ivo Storniolo e Euclides Balancin, p. 17).
Conforme podemos perceber no conjunto desse segundo relato da criação, estabelece-se uma íntima ligação não só entre o homem e a mulher, mas também com todas as demais criaturas. A relação de companheirismo e de comunhão entre ambos se estende para a relação com toda a natureza. Os seres humanos, a terra, a água, as árvores, os animais e todas as demais criaturas vieram da mesma fonte e necessitam-se mutuamente. O artífice divino tudo fez com muita arte e criatividade. E tudo entregou ao nosso cuidado.
Evangelho (Mc. 10,2-16): A família como expressão do amor
Os fariseus se aproximam de Jesus para pô-lo à prova. Eles pertencem ao grupo de intérpretes da Sagrada Escritura, participantes de escolas rabínicas onde se debatia a respeito dos motivos que justificavam o divórcio, uma vez que era permitido pela lei judaica. De fato, no livro do Deuteronômio (24,1) lê-se: “Quando um homem tiver tomado uma mulher e consumado o matrimônio, mas esta, logo depois, não encontra mais graça a seus olhos, porque viu nela algo de inconveniente, ele lhe escreverá uma ata de divórcio e a entregará, deixando-a sair de sua casa em liberdade”.
Com base nessa orientação, podia-se encontrar motivos para o divórcio com muita facilidade.
Bastava o marido desejar a separação.
É somente ele quem pode tomar a iniciativa, pois, segundo a mentalidade dominante, ele exerce o domínio sobre a mulher considerada como sua propriedade. Deduz-se daí que tanto no ambiente doméstico como em outros níveis sociais a opressão masculina era exercida com normalidade, legitimada pela interpretação oficial da lei judaica elaborada e interpretada somente por alguns homens.
Os ensinamentos e a prática de Jesus revelam que a lei deve estar a serviço da vida do ser humano e não o contrário. Para os fariseus, porém, a lei mosaica devia ser cumprida como condição para o homem ser justo diante de Deus. Jesus não nega a lei judaica, mas a coloca em seu devido lugar. “Foi por causa da dureza dos vossos corações que Moisés escreveu esse mandamento.” O texto da Sagrada Escritura não pode ser retirado de seu contexto.
Também não pode ser interpretado de forma fundamentalista. O critério para a verdadeira interpretação é a vida digna sem exclusão e não os interesses pessoais ou corporativos.
Esse grupo de fariseus propositalmente não levava em conta outros textos que permitiam orientações diferentes para a questão do casamento e do divórcio. Jesus, porém, argumenta a partir de um outro ponto de vista. Ele resgata o plano inicial do Criador: “Desde o princípio da criação, Deus os fez homem e mulher... E os dois serão uma só carne”.
O casamento, portanto, deve basear-se no plano criador de Deus. Ele estabelece a igualdade fundamental entre o homem e a mulher.
Nenhuma lei pode contradizer esse desígnio divino. Jesus condena a atitude de dominação do homem sobre a mulher e restabelece o direito igual para ambos de tomar decisões. Os dois se tornam uma só carne e, portanto, “o que Deus uniu o homem não separe”. Em outras palavras: se Deus criou a mulher e o homem com a mesma dignidade e a mesma liberdade, o homem não pode quebrar essa relação que fundamenta o amor verdadeiro entre ambos.
Assim, a separação não se dará por qualquer motivo. E se houver motivos sérios para isso, o discernimento e a decisão não podem ser tomados de forma unilateral.
A sequência da leitura mostra que a casa/comunidade onde se encontram os discípulos de Jesus é o espaço do diálogo e do discernimento.
É também o lugar da acolhida, do abraço e da bênção, com prioridade às crianças, que são as mais afetadas pelas atitudes egoístas ou insensatas dos adultos representados pelos discípulos que repreendem as crianças.
Essa atitude agressiva dos adultos contradiz o modo terno e acolhedor de Jesus, cuja vida é pautada pela não violência, pelo respeito ao outro, pelo perdão... Enfim, Jesus promove o projeto de inclusão familiar e social, de modo que todos usufruam das condições materiais e afetivas para uma vida feliz.
2ª leitura (Hb. 2,9-11): Jesus se fez nosso irmão
Esse texto da carta aos Hebreus trata da opção solidária de Jesus para com toda a humanidade, assumindo o sofrimento e a morte.
Paradoxalmente, a honra e a glória de Jesus manifestam-se em sua morte em favor de toda a humanidade. A cruz, então, tornou-se para todos os que creem em Jesus o caminho da vitória sobre toda a maldade que procura impedir o plano de amor e de salvação de Deus.
Ao assumir a condição humana com seus limites e dores, nos torna também participantes de sua morte redentora. Ao identificar-se plenamente com o ser humano, possibilitou que o ser humano se identificasse com a sua divindade. Por isso, Jesus não se envergonha de nos chamar de irmãos.
A grandiosidade de Jesus manifesta-se em sua radical humildade e obediência ao plano de Deus. É nosso modelo e caminho. Foi assumindo os sofrimentos e a morte, na fidelidade à sua missão, que Jesus nos redimiu e nos levou à perfeição. Como humanos, fazemos a experiência cotidiana dos limites e sofrimentos.
Tornando-se um de nós, Jesus conhece perfeitamente todos os problemas que enfrentamos.
Não fomos criados para o sofrimento, e sim para a perfeição e a glória. No seguimento de Jesus, assumimos a realidade de nossa condição humana com a missão a que fomos chamados, deixando-nos conduzir pela graça de Deus, na certeza de seu amor sem limites. Aprendemos a reconhecer a sua vontade e nos esforçamos para sermos fiéis. A fidelidade a Deus exige rompimento com as facilidades enganosas que nos desviam do caminho da perfeição. A plena realização somente se dá na obediência a Deus que acontece no amor solidário. Na cruz de Jesus, morremos para o egoísmo e passamos a viver na condição divina. Aí reside nossa honra e glória de irmãos de Jesus.
Pistas para reflexão
– Deus não criou o ser humano para a solidão.
Homens e mulheres foram criados para viverem lado a lado, com a mesma dignidade e igualdade de direitos. Necessitam um do outro. Em nossos dias, a questão de gênero está em debate. O plano original de Deus no que diz respeito à relação entre mulheres e homens ainda não se concretizou. A visão dominante manifesta ainda preconceitos e discriminações ligados à condição feminina.
Prova-se inclusive que a relação histórica de dominação do homem sobre a mulher reflete-se na sua atitude de exploração da natureza e destruição do meio ambiente. Podem-se levantar fatos, atitudes e linguagens que revelam a visão a esse respeito que ainda predomina em nossos dias...
– Somos discípulos missionários do Senhor a partir da família. O casamento é uma instituição divina. Exige séria preparação a fim de que seja assumido com consciência e liberdade.
Homem e mulher tornam-se uma só carne: concretiza-se a unidade na diferença. O amor entre marido e mulher é caminho de mútua santificação. Estende-se para os filhos. Jesus corrige a mentalidade farisaica que permitia a separação por qualquer motivo. Ele resgata o plano original de Deus e restabelece a igualdade de direitos da mulher. É oportuno refletir sobre a importância da família para a vida de cada um de nós e sobre as consequências doloridas e até desastrosas de um ambiente familiar onde reina o machismo, a violência, o desrespeito...
– Jesus fez-se plenamente solidário com o ser humano, assumindo os sofrimentos e a morte. Ele é o nosso irmão maior. Conhece perfeitamente os limites e problemas que enfrentamos em nosso dia a dia. Seguindo a Jesus, não desanimamos no caminho da perfeição.
Todas as situações, mesmo as difíceis (crises no casamento, separações, doenças, mortes) podem ser assumidas como momentos propícios para acolher a graça de Deus, rico em misericórdia...
Celso Loraschi
Fonte:http://homiliadominical2.blogspot.com.br/

Atividades de Fé e Amor a Luz do Evangelho
Aqui nesta atividade abaixo trabalhei somente com 3 versículos do Evangelho... para ser dado para as crianças menores.
 Espero ter ajudado um pouquinho a você catequista...
Deus te Abençoe grandemente!!

Abraço Fraterno!
Sueli
Catequese Infantil - Pãozinho do Céu Maria