domingo, 22 de maio de 2011

Os Sete Sacramentos - Atividades

Os Sete Sacramentos:
Sacramento é o sinal do amor de Deus: não só sinal, mas é o próprio Deus em nosso meio, é a realidade de que Cristo está presente e caminha conosco.
O ser humano é teimoso, afasta-se de Deus, endurece o coração, mas Deus o ama, ama sua criatura e quer salvá-la, quer vê-la bem. Ele  manifesta este seu amor por meio de Jesus Cristo, pois depois de ter enviado os profetas, Deus se fez homem e veio morar em nosso meio, procurando ensinar a amar, a viver com os outros, a ser amigo, companheiro.
 Pelos sacramentos, Jesus quer dar-nos mais vida. Ele mesmo diz:"Eu vim para que todos tenham vida..."(Jo10,10). Jesus quer o nosso crescimento na fé, na esperança e no amor a Deus e aos homens. Por isso, para cada momento importante de nossa vida, Jesus nos dá um sinal de seu amor, um sacramento.
BATISMO: Jesus ao ser batizado por João Batista, no rio Jordão, institui o Batismo para todos os que desejam ser cristãos, ou seja seguidores de Cristo.(Mt3,13-17; Mc1,9-11; Lc3,21-22).
Antes de subir ao céu ele deu aos apóstolos a ordem de batizar: "Portanto, vão e façam com que todos os povos se tornem meus discípulos, batizando-os em nome do Pai e do Filho, e do Espírito Santo, ensinando-os a observar tudo o que ordenei a vocês(Mt 28,19).
RECONCILIAÇÃO OU PENITÊNCIA: é o arrependimento que nos motiva à confissão. Ele está ligado à conversão: é preciso mudar a direção de vida; é preciso melhorar, ser mais santo, mais puro,mais justo. Sem arrependimento, não existe confissão e ela nem deve ser feita.E, sem propósito de melhorar, o perdão de Deus não realiza sua ação (Jo20,22-23).
EUCARISTIA: a palavra Eucaristia significa ação de graças: é o mesmo que dizer"muito obrigado". É a ação de graças que Jesus faz ao Pai. É o agradecimento que a Igreja dirigi a Deus, pois Jesus se torna para nós alimento de vida eterna. As celebração eucarística só pode ser entendida se a olharmos e a vivermos como ação de graças. Depois que Jesus diz à Igreja: "Tomai e comei, isso é o meu corpo", o nosso muito obrigado torna-se infinito, como infinito é o amor que Cristo demonstra ter para com o Pai e a humanidade (Mc 14,22-24).
CONFIRMAÇÃO OU CRISMA: todo sacramento é um sinal que recorda um acontecimento de Cristo Salvador. A Confirmação é o sacramento que torna vísivel o Dom do Espírito. Nela, o Espírito Santo é comunicado ao fiel, como dom divino para o crescimento espiritual da pessoa que abraçou a causa de Cristo. Com isso, toda a Igreja cresce e se santifica, tornando-se lugar da presença e da ação do Espírito Santo. Pelo Sacramento da confirmação, aqueles que nasceram no Batismo recebem o dom do Espírito Santo, são enriquecidos por ele com uma força especial.
ORDEM: o padre, o diácono, o bispo rebem a Ordem. O padre é algúem tirado do meio do povo e consagrado por Deus para o serviço desse mesmo povo nas coisas que se referem a Deus. Ele é o representante de Deus junto ao povo e do povo junto a Deus. É o grande mediador único que é Jesus Cristo. Seu papel é continuar a missão de Jesus Cristo: Cabeça da Igreja, o único e eterno sacerdote.
MATRIMÔNIO OU CASAMENTO: o casamento é um chamado cheio de amor que Deus faz a um homem e a uma mulher para que um se complete no outro. São dois filhos de Deus que Deus entrega um para o outro e são os dois uma só carne(Gn2,24).
UNÇÃO DOS ENFERMOS: a Igreja nos diz que esse sacramento não é só para os que estão no fim da vida;o tempo oportuno para esse sacramento é quando o doente sente que precisa recebê-lo, ou ate mesmo por velhice. Às pessoas com doenças graves, deve-se administrar a Unção dos enfermos, desde que desejam e estejam preparadas: não se deve deixar para o momento que a pessoa está morrendo(Tg5,14-15). A unção dos enfermos pode ser precedida de confissão, do recebimento da Eucaristia. O ideal é que este sacramento seja ministrado enquanto a pessoa esteja consciente e participe dele.

Vamos levar para nossas crianças um atividade sobre os sacramentos para que elas possam guardar em seu coração. Tenham um abençoado dia.



4 comentários:

  1. Amei seu blog. tambem sou catequista, mas não tenho seu talento para desenho.Amo contar as historias da bíblia e uso as imagens de desenho que encontro na net.
    Que o senhor nosso Deus continue abençoando vc sempre!

    ResponderExcluir
  2. Querida(o), obrigado pelo seu carinho!!
    Deus te abençoe!!

    Contar historinhas bíblicas é uma bela missão,
    nós catequistas somos setinhas que indicam o céu.
    Continue assim semeando sementinhas do céu no corações das crianças.

    Abraço Fraterno!!

    Sueli

    ResponderExcluir
  3. adorei seu blog adorei nao eu amei sou catequisanda e eu tou estsudando para fazer crisma nesse ano dia 2 de desembro bjs



    yasmim aq

    ResponderExcluir
  4. Oi linda Yasmim!!

    Fiquei muito feliz com seu comentário, e mais feliz ainda em
    saber que esta fazendo o Crisma que é a confirmação do seu Batismo. Parabéns e que Deus te Abençoe grandemente!!

    Continue sempre neste caminho de paz e amor verdadeiro...quem sabe futuramente não pode ser um a catequista!!

    Abraço Fraterno e Abençoado dia!!
    Com Carinho,
    Sueli

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim. Amei sua visitinha volte sempre e que Deus te Abençoe grandemente!
Se você desejar pode me enviar um email:
sueli2508@hotmail.com

Obs: Se você escolher a opção Anônimo, no final não esqueça de colocar o seu nome! Abraço Fraterno!!