domingo, 22 de maio de 2011

Viva São Luís Orione

Nosso Padroeiro, sua festa é comemorada no dia 16 de Maio.
São Luís Orione nasceu em Pentecurone, perto de Tortona, na Itália, aos 23 de junho de 1872.
Filho de uma família muito pobre, seu pai se chamava Vitório e a mãe Carolina.
Quando criança Luizinho como a mãe o chamava, era uma criança normal brincava, estudava, fazia travessuras e ajudava a sua mãe a colher trigo. Um menino que desde de pequeno manifestava seu amor por Maria, quando achava flores, ajuntava e as levava em um vasinho junto a imagem de Nossa Senhora. Quando conseguia algum dinheirinho comprava bolinhas de gude para seus amigos, com a condição que eles rezassem junto a imagem de Nossa Senhora. Também fazia marionetes para brincar com seus amigos contando historinhas.
Um dia sua mãe comprou um guarda-chuva e deu para ele, ir para escola. E quando ele voltava ao meio de uma tempestade, viu um velhinho todo molhado andando na chuva deu seu guarda chuva a ele e voltou correndo pra casa. Sua mãe já percebia que ele era bom e que tinha vocação.
A mais bela recordação da infância de Orione foi o dia da sua primeira comunhão.
Tornou-se coroinha e sua grande alegria era servir o altar.
Quando tinha festa da igreja adorava tocar os sinos, tocava o dia todo e enchia a paciência de muitos com tantos dim dom.
Mais uma das suas travessuras foi quando estava na cidade, viu um grande grupo de vadios em um boutiquim, e pensou meu pai trabalha tanto ganha tão pouco e estes ficam a jogar o dia todo. É injusto, pegou uma vara e passou várias vezes na frente do boutiquim no chão na terra, levantou um poerão, e ele saiu correndo.
Entrou para o convento franciscano dia 4 de Setembro de 1885, tinha 13 anos, quando fazia 8 meses que estava no convento adoeceu e quando recuperou mandarão ele de volta para casa, pois achavam que a vida no convento era muito difícil para ele, então voltou chorando para casa e foi trabalhar com seu pai de ajudante de calçador de ruas.
Conheceu Dom Bosco, e entrou no seminário diocesano, trabalhava na catedral para pagar os estudos. E sempre pensava um dia vou ajudar os seminaristas pobres, que não podem pagar como eu.
Morava num quartinho perto da torre, era o melhor aluno. Catequizava crianças pobres com muito amor. Um dia não foi mais concedido que ele trabalhasse com as crianças dentro da igreja porque faziam muita bagunça, então levou-as para a praça e ali os catequizava. Depois de tempo conseguiu um oratório para colocar as crianças, e logo em seguida fundou um colégio para os garotos pobres com muita dificuldade pela providência de Deus.
No dia 13 de Abril de 1895 quando tinha 23 anos recebeu a ordenação sacerdotal.
No ano de 1897 o colégio que ele fundou estava passando por sérias dificuldades, então ele começo a rezar a novena de São José e passava noites em oração. Então a providência chegou um homem que não se sabia quem era, entregou exatamente o valor que precisava e desapareceu...Providência de Deus.
Veio ao Brasil pela primeira vez em Agosto de 1921.
Momentos belos de São Luís Orione:
Um dia de Fevereiro de 1925 em Toscana estava sendo esperado para a celebração, mas quando chegou desceu do ónibus e foi a pé, pensava saber o caminho, mas no escuro errou o caminho e já não sabia o rumo certo, e  acabou se enfiando no mato e no meio de esgoto, e  pediu para Santa Margarida mandar um guia para lhe ensinar o caminho, e logo depois viu um cachorro e este agarrou-se pelas suas vestes e levou ele até o destino, e ai quando chegou no lugar o cãozinho desapareceu.

Estava ele na ferroviária esperando o trem era inverno, e viu um homem vindo em sua direção, viu que o homem estava sujo e rasgado, então pediu para que esperasse um minutinho foi até uma salinha viu que não tinha nínguem retirou sua calça, embrulhou no jornal e deu para aquele homem não sentir tanto frio.

Construiu uma Igreja , seus clérigos  transformaram- se em pedreiros e construíram o Santuário de Nossa Senhora da Guarda. Orione queria colocar no alto do Santuário uma estátua da Virgem e teve uma ideia genial, já que não tinham dinheiro; vamos fazer uma estátua sem dinheiro só com panelas quebradas e saíram pedindo panelas velhas, de ferro de cobre e assim foi feito, foi construída no Santuário de Tortona, fruto da fadiga da coragem e da fé do padre pobre e dos pobres dos quais esteve sempre a lutar.
Quando diziam a ele, descança um pouco, Dom Orione dizia:
Quero morrer em pé, olhando o céu e trabalhando com os necessitados.
AVE MARIA E AVANTE esta era a frase que sempre dizia quando tinha dificuldades.
Como não amar algúem com São Luís Orione, que teve uma vida em busca da felicidade do outro, homem orante digno de ser Santo viveu para os outros, seguiu o exemplo maior que é do próprio  Jesus.
Vamos pintar São Luis Orione com as crianças.
Este relato é um resumo dos livros que li sobre São Luis Orione.
Livro: Dom Orione- Um grande Amigo (autor- Pe. Florideo Romolo Mariani)
Livro: Dom Luis Orione- O Homem dos Impossíveis (autor- Pe. Renato Scano)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para mim. Amei sua visitinha volte sempre e que Deus te Abençoe grandemente!
Se você desejar pode me enviar um email:
sueli2508@hotmail.com

Obs: Se você escolher a opção Anônimo, no final não esqueça de colocar o seu nome! Abraço Fraterno!!