terça-feira, 5 de abril de 2011

ADVENTO,TEMPO ESPECIAL A ESPERA DE JESUS: Catequese


ADVENTO: Significa "vinda, chegada"
A vela para nós Cristãos simboliza, a fé, o amor e o trabalho realizado em prol do Reino de Deus. Velas são vidas que se imolam na liturgia do amor a Deus e ao próximo.
Tudo isso foi levado para liturgia do advento.
Com ramos de pinheiros uma coroa com quatro velas prepara os corações para a chegada do Deus menino.
Nas quatro semanas antes do nascimento de Jesus somos convidados a esperar Jesus que vem. É um tempo de preparação e de alegre espera do Senhor. Nas duas primeiras semanas do advento, a liturgia nos convida a vigiar e esperar a vinda gloriosa do Salvador. Nas duas últimas semanas, a Igreja nos faz lembrar a espera dos Profetas e de Maria pelo nascimento de Jesus.
A coroa é o primeiro anúncio do Natal. O verde da coroa é o sinal de esperança e vida, enfeitada com uma fita vermelha que simboliza o amor de Deus que se manifesta de maneira suprema no nascimento do filho de Deus humanado. A fita branca significa a paz que o menino Deus veio trazer; a fita roxa clara (ou rosa) significa a alegria de sua chegada.
A coroa é composta de quatro velas nos seus cantos presas aos ramos formamos um círculo.
O círculo não tem começo e nem fim, é símbolo da eternidade de Deus e do reinado eterno do Cristo. No primeiro domingo do advento, acendemos a primeira vela que simboliza o perdão a Adão e Eva. Cristo desceu a mansão dos mortos para dar-lhes o perdão. No segundo domingo, a segunda vela, acesa como a primeira, representa a fé dos Patriarcas: Abraã, Isaac, Jacó, que creram na Promessa da terra Prometida, a Canaã dos Hebreus; dali nasceria o Salvador, a luz do mundo. A terceira vela acessa com as duas primeiras, simboliza a alegria do rei Davi, o rei que simboliza o Messias porque reuniu sob seu reinado todas as tribos de Israel, assim como Cristo reunirá em todos os filhos de Deus. É o domingo da alegria. Esta vela têm uma cor mais alegre, o rosa ou roxo claro.
A última vela simboliza os Profetas, que anunciaram um reino de paz e de justiça que o Messias traria. É a vela branca.
'Cristo é o verdadeiro Deus, o verdadeiro sol, que traz seus raios a Salvação. É a festa da luz que é o Cristo: "Eu sou a luz do mundo" (Jo 12,8).
No natal desceu a nós a verdadeira luz "que ilumina todo homem que vem a este mundo"(Jo1,9)


LIÇÃO DE CASA:
O Profeta Isaías anunciou a vinda de Jesus, vamos pegar a bíblia para ler e copiar no caderninho (Isaías11,1-2),(Isaías9,1-6).
Tenham uma semana abençoada, cheia da graça do Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para mim. Amei sua visitinha volte sempre e que Deus te Abençoe grandemente!
Se você desejar pode me enviar um email:
sueli2508@hotmail.com

Obs: Se você escolher a opção Anônimo, no final não esqueça de colocar o seu nome! Abraço Fraterno!!