terça-feira, 5 de abril de 2011

Evangelho do 4°Domingo da Quaresma - O cego de nascença


EVANGELHO DO 4° DOMINGO DA QUARESMA: JOÃO 9,1-41
O CEGO DE NASCENÇA
Jesus ia passando, quando viu um cego de nascença. Os discípulos lhe perguntaram:"Rabi, quem pecou para que ele nascesse cego, ele ou seus pais?" Jesus respondeu: 'Nem ele, nem seus pais pecaram, mas é uma ocasião para que manifestem nele as obras de Deus. É preciso que façamos as obras daquele que me enviou, enquanto é dia. Vem a noite, quando ningúem poderá trabalhar. Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo. Dito isso, cuspiu no chão, fez barro com a saliva e aplicou-a nos olhos do cego. Disse-lhe então:"Vai lavar-te na piscina de Siloé" (que quer dizer: Enviado). O cego foi, lavou-se e voltou enxergando.
Os vizinhos e os que sempre viam o cego pedindo esmola diziam: "Não é ele que ficava sentado pedindo esmola? "Uns diziam: "Sim, é ele". Outros afirmavam: "Não é ele, mas é algúem parecido com ele". Ele porém, dizia: "Sou eu mesmo". Então lhe perguntaram: "Como é que se abriram os teus olhos?" Ele respondeu: "O homem chamado Jesus fez barro, aplicou nos meus olhos e disse-me:'Vai a Siloé e lava-te". Eu fui, lavei-me e comecei a ver". Perguntaram-lhe ainda: "Onde ele está?"Ele respondeu: "Não sei".
Então levaram aos fariseus aquele que tinha sido cego. Ora, foi num dia de sábado que Jesus tinha feito barro e aberto os olhos do cego. Por sua vez, os fariseus perguntaram ao homem como tinha recuperado a vista. Respondeu-lhes:"Ele aplicou barro nos meus olhos, e eu fui lavar-me e agora vejo!". Alguns dos fariseus disseram então: "Esse homem não vem de Deus, pois não observa o sábado"; outros, no entanto, diziam: 'Como pode um pecador fazer tais sinais?" E havia divisão entre eles. Voltaram a interrogar o homem que antes era cego: "E tu, que dizes daquele que te abriu os olhos?"Ele respondeu: "É um profeta". Os judeus não acreditaram que ele tivesse sido cego e que tivesse começado a ver, até que chamassem os pais dele. Perguntaram-lhes: "Este é o vosso filho que dizeis ter nascido cego ? Como é que ele está enxergando agora? Os seus pais responderam: "Sabemos que este é o nosso filho e que nasceu cego. Como está enxergando, não sabemos. E quem lhe abriu os olhos, também não sabemos. Perguntai a ele; é maior de idade e podem falar sobre si mesmo". Seus pais disseram isso porque tinham medo dos judeus, pois estes já tinham combinado expulsar da sinagoga quem confessasse que Jesus era o Cristo. Foi por que os pais disseram: "Ele é maior de idade, perguntai a ele".
Os judeus, outra vez, chamaram o que tinha sido cego e disseram-lhe: "Dá glória a Deus. Nós sabemos que esse homem é um pecador". Ele respondeu: "Se é pecador, não sei. Só sei que era cego e agora vejo". Eles perguntaram: "Quem é que ele te fez? Como foi que ele te abriu os olhos? " Ele respondeu: " Já vos disse e não me escutaste. Por que quereis ouvir de novo? Acaso quereis tornar-vos discípulos dele?" Os fariseus, então, começaram a insultá-lo, dizendo: "Tu, sim, és discípulo dele. Nós somos discípulos de Moisés; mas esse, não sabemos de onde é". O homem respondeu-lhes:"O homem respondeu-lhes; "Isto é de admirar! Vós não sabeis de onde ele é? No entanto, ele abriu-me os olhos! Sabemos que Deus não ouve os pecadores, mas se algúem é piedoso e faz a sua vontade, a este ele ouve. Jamais se ouviu dizer que algúem tenha aberto os olhos a um cego de nascença. Se esse homem não fosse de Deus, não conseguiria fazer nada". Eles responderam-lhe: "Tu nasceste todo em pecado e nos queres dar lição?' E o expulsaram.
Jesus ficou sabendo que o tinham expulsado. Quando o encontrou, perguntou-lhe: "Tu crês no filho do homem?" Ele respondeu: "Quem é,  Senhor, para que eu creia nele?" Jesus disse: "Tu o estás vendo; é aquele que está falando contigo". Ele exclamou: "Eu creio, Senhor!" E ajoelhou-se diante de Jesus. Então, Jesus disse: "Eu vim a este mundo para que um julgamento, a fim de que os que não vêem  vejam, e os que vêem se tornem cegos". Alguns fariseus que estavam com ele ouviram isso e lhe disseram: "Porventura também nós somos cegos? Jesus respondeu-lhes: "Se fôsseis cegos não teríeis culpa; mas como dizeis; "Nós vemos, o vosso pecado permanece".
Palavras do Senhor, Graças a Deus.

Conclusão

Obs: tenho no blog outra postagem  deste Evangelho com a  Atividade de Fé e Amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para mim. Amei sua visitinha volte sempre e que Deus te Abençoe grandemente!
Se você desejar pode me enviar um email:
sueli2508@hotmail.com

Obs: Se você escolher a opção Anônimo, no final não esqueça de colocar o seu nome! Abraço Fraterno!!