terça-feira, 5 de abril de 2011

PÁSCOA, RESSURREIÇÃO DE JESUS: CATEQUESE


A palavra Páscoa é uma palavra hebraica que significa "passagem". No Antigo Testamento, os judeus comemoravam a Páscoa, relembrando a passagem do mar Vermelho, quando Moisés conduziu o povo hebreu para fora do Egito, onde predominava a escravidão (Ex 14,1-30; 15,1-21). Já eram sinais que indicavam a vinda de Jesus, o Messias.
Jesus veio e viveu no meio do povo. Realizou as obras do Pai e na véspera, antes de ser entregue para ser crucificado, realizou sua última ceia com os discípulos (Jo 13,1-30). A última ceia coincidiu com a páscoa dos judeus. Nesse dia, Jesus lavou os pés dos seus dicípulos em um belo gesto de servir e instituiu o Sacerdócio e a Eucaristia. Hoje, na missa, relembramos aquela ceia.
Na  sexta-feira santa, Jesus morre para nos salvar e libertar. O sábado é o dia do grande silêncio, de vigília. A vigília pascal é uma celebração que nos conduzirá ao ponto culminante da Páscoa. Ao amanhecer do terceiro dia, ou seja, no domingo, acontece a sua ressurreição. Por isso, o domingo é o Dia do Senhor.
A ressurreição de Jesus Cristo ´e a festa mais importante dos cristãos. A morte não é o fim, mas a passagem para a vida. É o dia da vitória de Jesus sobre a morte e o pecado. Surge a luz para dissipar as trevas. Da mesma forma como Cristo ressurgiu dos mortos, também nós ressuscitamos da morte do pecado para a vida da graça.
Páscoa é tempo de graça, tempo de fé! Páscoa é libertação, livramento, força, coragem, paz, amor, alegria, vida, e vitória. Jesus ressuscitou . Ele esta vivo no meio de nós, nos dando vida nova.
Que nesta páscoa possamos refletir o Amor incondicional de Jesus por cada um de nós, que tenhamos um coração igual ao de Jesus manso e humilde, que nossas atitudes e gestos sejem sempre de bondade e de misericordia.
FELIZ E ABENÇOADA PÁSCOA que JESUS VIVO esteje com VOCÊS.
abraço fraterno!
CATEQUESE INFANTIL-PÃOZINHO DO CÉU MARIA

Um comentário:

  1. maravilhoso seu blog,que voce continue assim com esse dom maravilhoso!de levar a palavra de Deus a milhares de pessoas.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim. Amei sua visitinha volte sempre e que Deus te Abençoe grandemente!
Se você desejar pode me enviar um email:
sueli2508@hotmail.com

Obs: Se você escolher a opção Anônimo, no final não esqueça de colocar o seu nome! Abraço Fraterno!!