terça-feira, 5 de abril de 2011

QUARESMA E A CAMPANHA DA FRATERNIDADE


A Quaresma é o período de quarenta dias que antecede a Páscoa. Começa na Quarta-feira de Cinzas e termina no Domingo de Ramos. É um tempo especial para ouvir mais a palavra de Deus, rezar e para fazer caridade.
Para nos prepararmos bem para a Páscoa, fazemos, nesse tempo, uma revisão em nossa vida. Vemos o que está bom e o que precisa ser melhorado. É como preparar a casa para receber uma visita. Neste caso, esperamos pelo Cristo Ressuscitado!
No Brasil, o tempo de Quaresma é também Campanha da Fraternidade. Todo ano, a Igreja escolhe um problema que está preocupando a sociedade. Este ano o tema é:

 
A Campanha da Fraternidade, foi criada em 1964, pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Ela tem por objetivo colocar em prática o espírito quaresmal de conversão, mediante uma caridade renovada, sinal da ressureição de Jesus, e prova autêntica de vida Cristã: "Aquele que diz amo a Deus, mas não ama seu irmão é mentiroso, pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não poderá amar a
Deus a quem não vê" (Jo 4,20).
Precisamos cuidar melhor do meio ambiente, ensinando as crianças  que lixo se coloca no lixo, ensinar a reciclar o que é possível, plantar árvores, cuidar de tudo o que Deus criou com muito amor, e que o homem por seu egoísmo esta destruindo.

O que é campanha?
São todos trabalhando para o mesmo ideal, para mesma finalidade.
O que é fraternidade?
Fraternidade é sermos fraternos, unidos, irmãos.

Catequista vamos envolver nossas crianças no assunto da campanha, este ano é " A criação geme em dores de parto" (Rm 8,22). Leve um cartaz da campanha , pergunte se já conhecem o lema da CF deste ano? Qual é? Por que acham que ele foi escolhido?
O Catequista, deve expor, no local o cartaz da CF e explicar o seu significado. Colocar com clareza os objetivos da CF, assim vão aprender mais rapido, e peçam aos catequizando um gesto concreto, que plantem uma arvoré, ou que faça algum objeto com coisas reciclavéis etc...
Queridos Catequista espero ter ajudado, que o Senhor Jesus ilumine nossa mente e nosso caminhar, que sejamos setas que indique o céu.
Tenham um dia abençoado, cheinho da graça do Pai. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para mim. Amei sua visitinha volte sempre e que Deus te Abençoe grandemente!
Se você desejar pode me enviar um email:
sueli2508@hotmail.com

Obs: Se você escolher a opção Anônimo, no final não esqueça de colocar o seu nome! Abraço Fraterno!!