terça-feira, 5 de abril de 2011

Quinta-feira Santa- Missa do Lava Pés e a Instituição da Eucaristia.


A Pascóa é o centro da vida e da fé dos cristãos. Trata-se da passagem da morte para vida, da ausência para presença, do amor em plenitude.
O Cristo que serve lavando os pés, reconhecendo a necessidade de ser disponível para o irmão,é o mesmo Cristo que se faz Pão, o Pão da solidariedade e Pão do povo. Ele se entrega até a última gota de sangue e água na cruz.
Na quinta-feira, na celebração da ultima ceia Jesus revelou o seu Amor em plenitude, lavando os pés dos díscipulos e repartindo com eles o pão. O amor torna-se presente nas mãos que lava os pés e no pão que é repartido. Jesus que manifesta um gesto de serviço e profunda humildade, mas sobretudo, é um gesto de verdadeiro amor: "JESUS veio para servir e não para ser servido, e dar a vida em resgate de muitos"(Marcos 10,45).
João afirma, no Evangelho, que Jesus é consciente de que o Pai entregou em suas mãos o verdadeiro Amor e, antes de voltar ao Pai, precisa doar com suas próprias mãos este amor aos seus discípulos: "...Sabendo que o Pai havia posto tudo em suas mãos, que tinha saído de Deus e voltava a Deus, se levanta da mesa, tira o manto e, tomando uma toalha, cingia. A seguir, põe água em uma bacia e começa a lavar os pés dos discípulos e a secá-los com a talha que tinha cingido" (Jo13,3-5).
Naquela época ofereciam aos hospede água para lavar os pés da poeira do caminho era um gesto de cortesia muito comum, esse gesto era feito por um servo ou por um discípulo dedicado ao seu mestre.Jesus inverte os papeis e surpreende a todos. O mestre torna-se servo. A lição de serviço, humildade e amor é testemunhada.
Depois de ter lavado os pés, pôs o manto, reclinou-se e lhes disse:"Entendeis o que vos fiz? Vós me chamai  Mestre e Senhor, e dizeis bem. Portanto, se eu, que sou Mestre vos lavei os pés, também vos deveis lavar os pés uns dos outros. Eu vos dei o exemplo, para que façais o que eu fiz"(Jo13,12-15).
A Instituição da Eucaristia
"O Senhor, na noite em que era entregue, tomou o pão, dando graças o partiu, e disse: Isto é o meu corpo que é entregue por vós, fazei isto em memória de mim". 
"Do mesmo modo tomou também o cálice, depois de cear,dizendo: Este cálice é a nova aliança em meu sangue, que é derramado por vós..."(Lucas22,19-20) (ICor11,23-24).
Quando recebemos o pão na celebração da Eucaristia, devemos sentir o amor de Jesus que se doa em plenitude. Amor que se alimenta e revigora a nossa vida. Amor que nos compromete com os irmãos, amor que nos faz ser fiéis á vontade do Pai.
Jesus pede aos discípulos:"Fazei isto em memória de mim"(ICor11,24-25). O pedido de Jesus aos discípulos estende-se a todos nós.
Jesus veio nos trazer a vida nova, a partir da fragilidade da morte.
A Eucaristia nasceu do coração de Jesus, em torno de uma mesa, para que se fosse comprida uma promessa do Senhor: "Eis que estarei convosco, todos os dias, até o fim do mundo"(Mt28,20).
Vamos viver intensamente este momento, e nos aprofundar concretamente no mistério da Paixão de Cristo, já que quem deseja segui-lo deve sentar-se a sua mesa.
TENHAM MOMENTOS ABENÇOADOS NA PRESENÇA DO SENHOR JESUS.
Vamos colorir:

Neste bloguinho você vai encontrar mais postagens sobre Lava Pés e a Instituição da Eucaristia, é só ir a barra do lado e clicar em Semana Santa.
Abraço Fraterno!!
Com Carinho,
Sueli - Pãozinho do Céu Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para mim. Amei sua visitinha volte sempre e que Deus te Abençoe grandemente!
Se você desejar pode me enviar um email:
sueli2508@hotmail.com

Obs: Se você escolher a opção Anônimo, no final não esqueça de colocar o seu nome! Abraço Fraterno!!