terça-feira, 5 de abril de 2011

A SANTA MISSA


Na missa, o padre reúne o seu povo em assembléia.Reunida no Espírito Santo,a Igreja escuta a Palavra de Deus,recorda e torna presente o sacrifício de Jesus,alimenta-se do seu corpo e sangue,enquanto espera a sua vinda.
A MISSA ESTÁ DIVIDIDA EM DIVERSAS PARTES:
Introdução:manifestamos a alegria de estarmos juntos.Pedimos o perdão dos nosssos pecados para nos aproximarmos do Senhor com o coração purificado.
Liturgia da Palavra:escutamos o Senhor que nos fala pela leitura de trechos da Bíblia. Respondemos com a profissão de fé e a oração dos fiéis.
Liturgia eucarística:apresentamos a Deus o pão e o vinho que serão transformados no corpo e sangue de Jesus,ofertados a nós depois da comunhão.
Comunhão:preparamo-nos para receber o corpo de Jesus,rezando o Pai-nosso e dando-nos fraternalmente o abraço da paz.
A bênção:o sacerdote nos convida a viver durante o dia a graça recebida.
RITOS INICIAIS
Estamos reunidos e formamos uma comunidade. O canto de entrada expressa a alegria de estarmos juntos. O sacerdote,após ter beijado o altar em sinal de veneração,começa a celebração com o sinal-da-cruz:
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém
Em seguida,saúda os presentes:
A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam convosco.
Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.
Ato penitencial
Reconhecemos que somos pecadores e confessamos nossas culpas, observando a ordem de Jesus, que nos mandou perdoar uns aos outros antes de oferecermos nossos dons sobre o altar. Irmãos e Irmãs, reconheçamos nossas culpas para celebrarmos dignamente os santos mistérios.
Após uma pausa de silêncio para breve exame de consciência, pedimos perdão:
Senhor,que viestes salvar os corações arrependidos, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.
Cristo,que viestes chamar os pecadores, tende piedade de nós.
Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, que intercedeis por nós junto do Pai, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.
Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós,perdoe os nossos pecados e nos conduza á vida eterna.
Amém.
Hino de louvor
Com alegria, louvamos a Deus, Pai, Filho e Espírito Santo.(canta-se o canto)
Oração
O sacerdote convida a rezar (segue um momento de oração silenciosa), depois reza a oração na qual recolhe as intenções de toda a assembléia. No final se responde: Amém.
LITURGIA DA PALAVRA
O Pai nos reuniu para que escutemos a sua Palavra. Jesus nos disse que Deus é como o semeador que semeia a sua palavra no terreno do nosso coração.
Primeira e segunda leitura
A primeira leitura normalmente nos narra fatos do Antigo Testamento, antes do nascimento de Jesus; a segunda é tomada das cartas que os apóstolos escreveram aos primeiros cristãos e, portanto, também a nós. Entre as duas leituras se canta o salmo responsorial, ao qual se responde com um refrão. No final da primeira e da segunda leitura se diz:
Palavra do Senhor.
Graças a Deus.
Evangelho
A assembléia se levanta para cantar o Aleluia, dispondo-se desse modo a ouvir o Evangelho,a Palavra de Jesus.
O Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
Proclamação de Evangelho de Jesus Cristo segundo N.(Mateus,Marcos,João).
Gloria a vós, Senhor.
Termina a leitura, aclamamos:
Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.
HOMILIA
O sacerdote nos explica o trecho do Evangelho que foi proclamado e nos estimula a viver conforme os ensinamentos da Palavra de Deus.
Profissão de fé ou creio
É a nossa resposta à escuta da Palavra de Deus. O creio nos recorda os pontos principais da fé, que os pais e os padrinhos professaram por nós no dia do nosso Batismo.
Creio em Deus Pai todo -poderoso,criador do céu e da terra;e em Jesus Cristo,seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria; padeceu sob Pôncio pilatos, foi crucificado, morto e sepultado. Desceu à mansão dos mortos;ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus;está sentado à direita de Deus Pai todo poderoso,donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo; na santa Igreja católica;na comunhão dos santos;na remissão dos pecados;na ressureição da carne; na vida eterna. AMÉM
Oração dos fiéis
Rezamos pelas necessidades da Igreja, da nossa comunidade paroquial,do mundo,da nossa família e de cada um de nós.
Liturgia Eucarística
Repetimos o que Jesus fez na última ceia, quando tomou o pão e o cálice, deu graças, partiu o pão e o deu a seus discípulos, dizendo:
¨Tomai, comei, bebei: isto é o meu corpo; este é o cálice do meu sangue. Fazei isto em memória de mim¨.
Preparação do pão e do vinho
Tudo o que Deus fez é bom,é seu dom. Apresentamo-lhe o pão e o vinho, agradecemo-lhe pelos dons recebidos: a vida, os frutos da terra e do trabalho humano.
O sacerdote toma o pão e o vinho e apresenta-os ao Senhor, a fim de que se tornem para nós alimento e bebida de salvação.
Nós nos unimos, aclamando:
Bendito seja Deus para sempre!
O sacerdote, voltando para a assembléia, convida:
Orai, irmãos e irmãs, para que o nosso sacrifício seja aceito por Deus Pai todo-poderoso.
Nos respondemos, dizendo:
Receba o Senhor por tuas mãos este sacrifício, para glória de seu nome, para nosso bem e de toda a santa Igreja.
Oração sobre as oferendas
O sacerdote pede que o Senhor acolha cada um de nós e as ofertas que lhe apresentamos.No final respondemos:
Amém
Oração Eucarística
Esta oração, momento culminante da missa, é uma oração de louvor,de agradecimento e de súplica ao Pai. O sacerdote repete as palavras e os gestos de Jesus durante a última ceia com os dicípulos.
O senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
Corações ao alto.
O nosso coração está em Deus.
Demos graças ao Senhor, nosso Deus.
É nosso dever e nossa salvação.
Deus, nosso Pai, vós nos reuniste e aqui estamos todos juntos, para celebrar vossos louvores com o coração em festa. Nós vos louvamos por todas as coisas bonitas que existem no mundo e também pela alegria que dais a todos nós. Nós vos louvamos pela luz do dia e por vossa palavra que é a nossa luz. Nós vos louvamos pela terra onde moram todas as pessoas. Obrigado pela vida que de vós recebemos.
O céu e a terra proclamam a vossa glória! Hosana nas alturas!
Sim, ó Pai vós sois muito bom: amais a todos nós e fazeis por nós coisas maravilhosas. Vós sempre pensais em todos e quereis ficar perto de nós. Mandaste vosso Filho querido para viver no meio de nós. Jesus veio para nos salvar: curou os doentes, perdoou aos pecadores. Mostrou a todos o vosso amor, ó Pai; acolheu e abençoou as crianças.
Bendito o que vem em nome do Senhor. Hosana nas alturas!
Nós não estamos sozinhos para cantar vossos louvores. Estamos bem unidos com a Igreja inteira: com o Papa Bento, com o nossso Bispo..... e com todos os nossos irmãos
Bendito o que vem em nome do Senhor. Hosana nas alturas!
No céu também, ó Pai , todos cantam o vosso louvor: Maria, Mãe de Jesus, os apóstolos, os anjos e os santos, vossos amigos. Nós, aqui na terra, unidos a eles, com todas as crianças do mundo e suas famílias, alegres cantamos (dizemos) a uma só voz:
Santo, Santo, Santo, Senhor Deus do universo! Hosana nas alturas!
Pai, para vos dizer muito obrigado, trouxemos este pão e este vinho: pedimos que mandeis vosso Espírito Santo para que estas nossas ofertas se tornem o Corpo+ e o Sangue de Jesus, vosso Filho querido. Assim, ó Pai, vos oferecemos o mesmo dom que vós nos dais.
Bendito sejais, Senhor Jesus!
Jesus, antes de sua morte, pôs-se à mesa com os apóstolos, tomou o pão nas mãos e, rezando, deu graças. Depois partiu o pão e o deu a seus amigos, dizendo:
TOMAI, TODOS, E COMEI: ISTO É O MEU CORPO QUE SERÁ ENTREGUE POR VÓS.
Bendito sejais, Senhor Jesus!
Antes de terminar a ceia, Jesus pegou o cálice de vinho e agradeceu de novo. Depois o deu a seus amigos, dizendo:
TOMAI, TODOS, E BEBEI: ESTE É O CÁLICE DO MEU SANGUE, O SANGUE DA NOVA E ETERNA ALIANÇA,QUE SERÁ DERRAMADO POR VÓS E POR TODOS PARA REMISSÃO DOS PECADOS.
E disse também:
FAZEI ISTO EM MEMÓRIA DE MIM.
Bendito sejais, Senhor Jesus!
Nesta reunião fazemos o que Jesus mandou. Lembramos a morte e ressureição de Jesus, que vive no meio de nós. Oferecemos, também este Pão que dá a vida e este Cálice de nossa salvação. Junto com Jesus, ó Pai, entregamos a nossa vida em vossas mãos.
Com Jesus, recebei nosa vida!
Pai, que tanto nos amais, deixai-nos aproximar desta mesa para receber o Corpo e o Sangue do vosso Filho. Pedimos que o Espírito Santo nos ajude a viver unidos na alegria. Ó Pai, sabemos que sempre vos lembrais de todos. Por isso, pedimos por aqueles que nós amamos(N.N) e por todos que morreram em vossa paz.
Cuidai dos que sofrem e andam tristes; olhai com carinho o povo cristão e todas as pessoas do mundo.
Com Jesus, recebei nossa vida!
Diante de tudo o que fazeis por meio do vosso Filho Jesus, nós vos bendizemos e louvamos.
Por Cristo, com Cristo, em Cristo, a vós, Deus Pai todo-poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda a honra e toda a glória, agora e para sempre. Amém
Rito de Comunhão
Jesus nos convidou: "Tomai, comei, bebei".
Preparamo-nos para o encontro com seu corpo e o seu sangue rezando a oração que Ele nos ensinou e manifestando entre nós um sinal de amizade e de paz.
Pai-nosso
O sacerdote introduz a oração de Jesus:
Estamos aqui reunidos ao redor da mesma mesa para receber o corpo e o sangue do Senhor.
Com a confiança e a liberdade de filhos, rezemos juntos a oração que Jesus nos ensinou:
Pai nosso que estais nos céus,santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade,assim na terra como no céu;o pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido; e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.
O sacerdote continua:
Livrai-nos de todos os males, ó Pai, e dai-nos hoje a vossa paz. Ajudados pela vossa misericórdia, sejamos sempre livres do pecado e protegidos de todos os perigos, enquanto vivendo a esperança, aguardamos a vinda do Cristo Salvador.
Vosso é o reino, o poder e a glória para sempre!
Rito da paz
O sacerdote diz:
Senhor Jesus Cristo, dissestes aos vossos apóstolos: eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz.
Não olheis os nossos pecados, mas a fé que anima a vossa Igreja; dai-lhe, segundo o vosso desejo, a paz e a unidade. Vós, que sois Deus, com o Pai e o Espírito Santo. Amém
A paz do Senhor esteja sempre convosco.
O amor de Cristo nos uniu.
Irmãos e irmãs, saudai-vos em Cristo Jesus.
Com um aperto de mão, um abraço ou outro gesto, manifestamos entre nós a paz de Jesus. Antes de receber a comunhão, devemos estar em paz com todos.
Fração do pão
Como fez Jesus na última ceia, o sacerdote parate o pão consagrado, enquanto todos dizemos ou cantamos;
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, dai-nos a paz.
Comunhão
Já está tudo pronto; o sacerdote convida:
Felizes os convidados para a Ceia do Senhor! Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.
Todos continuam:
Senhor, eu não sou digno(a) de que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo(o).
Em procissão, nos aproximamos do altar. O sacerdote distribui as partículas consagradas dizendo:
O Corpo de Cristo. Amém
Depois da comunhão se faz um instante de silêncio; pensando em Jesus, que está dentro de você, fale com ele como se fala a um amigo, para agradecer-lhe o dom recebido, prometer-lhe fidelidade e pedir-lhe graças para você e para as pessoas que você ama.
Ritos Finais
O sacerdote, após uma oração de agradecimento, nos abençoa:
O Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
Abençoe-vos Deus todo poderoso, Pai e Filho+ e Espírito Santo. AMÉM
Ide em paz, e o Senhor vos acompanhe.
Graças a Deus.
Agora que a missa terminou, expressamos com o canto a nossa alegria porque Jesus está conosco. Voltamos para casa, levando a todos a graça e a paz de Deus, nosso Pai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para mim. Amei sua visitinha volte sempre e que Deus te Abençoe grandemente!
Se você desejar pode me enviar um email:
sueli2508@hotmail.com

Obs: Se você escolher a opção Anônimo, no final não esqueça de colocar o seu nome! Abraço Fraterno!!