domingo, 29 de maio de 2011

O QUE SIGNIFICA PENTECOSTES

PENTECOSTES :  PROMESSA  REALIZADA
Descerá sobre vocês o Espírito de Deus e se renovará a face da terra
(cf. Sl 103,30; Jo20,22-23; At 2,1-13).
Pentecostes é palavra grega que significa cinquenta dias e designa festa litúrgica de judeus e cristãos.
Para os judeus é uma das três grandes festas, chamadas festa da colheita ou das primícias, ocasião para ofertar os primeiros frutos da terra. Depois passou a ser também a comemoração da lei recebida no Monte Sinai.
Para os cristãos, Pentecostes é comemoração da decida (vinda) do Espírito Santo. É a festa da plenitude do amor, que realiza toda lei e os Profetas. O Espírito Santo dá sentido à Lei e vivifica toda a Palavra de Deus. Pentecostes é o Novo Sinai.
Lucas, no livro dos Apóstolos, apresenta Pentecostes como nascimento do povo de Deus(At2,1-4). Ele faz um paralelo com os acontecimentos do Monte Sinai. O pequeno grupo de seguidores de Jesus está reunido em oração como o povo de Israel aos pés do monte Sinai(Ex19,2-8; 20,2).
A manifestação do Espírito Santo que penetra  a Igreja é apresentada com a teofania do Sinai: o barulho remete ao sopro de um forte vendaval e o fogo recorda os relâmpagos, trovões e o fogo sobre o monte(Ex 19,16-19; Dt5,4-5).
O fogo tem a forma de línguas, pois Lucas quer salientar o fênomeno da comunicabilidade e da expansão da língua. A voz sai e se reparte em setenta vozes ou línguas, de modo que todos os povos entendam, e cada povo ouve a voz na sua própria língua.
A Bíblia não nos fala tanto do seu ser, mais sim descreve o seu agir: é o Espírito Santo que faz reviver e recriar a atitude de Jesus (cf. Jo16,12-15). Ele renova na fração do pão o ministério pascal de Jesus. Ele cria a união entre os irmãos, do mesmo modo que reunia os discípulos ao redor de Jesus.
O documento da CNBB, catequese renovada, define desta forma o Espírito Santo: O primeiro dom do Pai com Cristo ressuscitado aos apóstolos é o Espírito Santo, tantas vezes prometido. Por ele, Jesus continua sua presença salvadora no mundo, pois o Espírito Santo é a alma da comunidade daqueles que nele crêem, isto é, a Igreja.(CR.197)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para mim. Amei sua visitinha volte sempre e que Deus te Abençoe grandemente!
Se você desejar pode me enviar um email:
sueli2508@hotmail.com

Obs: Se você escolher a opção Anônimo, no final não esqueça de colocar o seu nome! Abraço Fraterno!!