quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Celebração Eucarística - A Palavra de Deus:Atividade para a Catequese

Vamos ouvir a Palavra de Deus   -     Atividades de Fé e Amor
"O coração da missa é o oferecimento de Jesus a seu Pai" (cf. Lc 23,46).

Objetivo:
Trabalhar neste encontro para levar os catequizandos a perceber o significado e a importância da missa, a maior celebração dos cristãos católicos.

Reflexão
É desejo e mandamento da Igreja que todo católico participe da celebração eucarística no Dia do Senhor (isto é, no domingo). Mas, se por razões justificáveis não puder fazê-lo nesse dia, escolha outro.

O que se pretende é que todo cristão católico reserve um dia para celebrar a vida e a ressureição de Jesus Cristo por meio da Eucaristia.

Liturgia da Palavra e Liturgia Eucarística constituem, juntas, "um só mesmo ato de culto". Com efeito, a mesa preparada para nós na Eucaristia é, ao mesmo tempo, a Palavra de Deus e a Palavra do Senhor. Por acaso não é exatamente este o movimento da ceia pascal de Jesus ressuscitado com os seus discípulos? Estando a caminho, explicou-lhes as Escrituras, e em seguida pôs-se à mesa com eles, "tomou o pão, pronunciou-lhes a bênção, partiu-o e deu a eles" (Lc24,30).

Terminados os ritos iniciais que nos introduzem na celebração e com a primeira leitura, começa a Liturgia da Palavra, que tem um conteúdo que é da maior importância. Nessa hora Deus nos fala solenemente. Fala a uma comunidade reunida como "povo de Deus" e fala internamente a cada um dos presentes. E a Palavra de Deus precisa ser ouvida com fé. Ela é viva e eficaz, "mais penetrante que uma espada de dois gumes" (cf. Hb 4,12). Tem o mesmo poder do Senhor que fala: "Eu te ordeno, levanta-te! E o morto se levantou e se pôs a falar" (cf. Lc 7,14-15).

Hoje a Liturgia da Palavra continua sendo uma preparação para a Eucaristia, mas de importância vital, como duas partes que se completam. Santo Agostinho dizia: "A Palavra de Deus não é menos importante que o corpo de Cristo". Hoje até se fala em Pão da Palavra e Pão da Eucaristia para se referirà importância das duas partes. Pois o sacramento sem a Palavra de Deus perderia o seu sentido e a eficácia.

Falando da necessidade de se crer na palavra e na pessoa de Jesus, São Paulo escreve: "Que seus corações se confortem, de sorte que, intimamente unidos na caridade, sejam enriquecidos da plenitude da inteligencia, para atingirem o conhecimento de Deus, que é o Cristo, no qual se encontram depositados todos os tesouros da sabedoria e da ciência".

São Gregório diz que "a Bíblia é a carta de amor de nosso Pai, e nós a deixamos fechada no envelope". O próprio Jesus nos fala esta famosa frase:
"Não só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus" (cf. Mt 4,4). Ele diz também que suas palavras não são apenas palavras como as nossas, mas são "espírito e vida" (cf. Jo 6,63).

Desenvolvimento
Preparar uma mesa com flores, pára receber a Bíblia e combinar com três catequizandos para entrarem somente com a Bíblia e duas velas para fazer a entronização da Palavra de Deus.

Fonte: Livro Caminhando na construção do Reino - Catequese de Primeira Eucaristia

Abraço Fraterno!
Com Carinho,
CATEQUESE INFANTIL - Pãozinho do Céu Maria

3 comentários:

Seu comentário é muito importante para mim. Amei sua visitinha volte sempre e que Deus te Abençoe grandemente!
Se você desejar pode me enviar um email:
sueli2508@hotmail.com

Obs: Se você escolher a opção Anônimo, no final não esqueça de colocar o seu nome! Abraço Fraterno!!