quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Setembro Mês Dedicado a Bíblia: Atividades para a Catequese

A Bíblia é a PALAVRA DE DEUS, porque através dela, Deus fala às pessoas.
A palavra "Bíblia" vem da língua dos gregos e quer dizer: "coleção de livros", "Biblioteca".
A Bíblia é o livro mais conhecido do mundo inteiro, já está traduzida em todas as línguas oficiais e em inúmeras línguas e dialetos mais falados.

1- Onde foi escrita a Bíblia?

A Bíblia foi escrita em lugares diferentes.
A maior parte dela foi escrita na Palestina, onde o Povo vivia, por onde Jesus andou e onde nasceu a Igreja.
Algumas partes de Antigo Testamento foram escritas na Babilónia, onde o povo viveu no cativeiro, 600 anos a. Cristo. Outras partes foram escritas no Egito para onde o povo emigrou depois do cativeiro.
O Novo Testamento foi escrito na Síria, na Ásia Menor, na Grécia e na Itália, onde havia muitas comunidades, fundadas pelo Apóstolo Paulo.
Nesses povos havia diferença de costumes, de cultura, de religião, de situação económica, social e politica. Tudo isto deixou marcas na Bíblia e teve influência na maneira da Bíblia nos apresentar a mensagem de Deus.

2- Quem escreveu a Bíblia?

Não foi uma única pessoa que escreveu a Bíblia. Foram diversos tipos de pessoas para escrever a Bíblia: homens e mulheres, jovens e velhos, mães de família, reis, doutores e pastores, operários de várias profissões. Gente instruída que sabia ler e escrever e gente simples que só sabia contar histórias. Gente viajada e gente que nunca saiu de casa; sacerdotes e profetas. Gente de todas as classes, todas convertidos e unidos na mesma preocupação de construir um povo irmão, onde reinasse a fé, a justiça, a fraternidade, a fidelidade a Deus e onde não houvesse opressor, nem oprimido.
Eles escreveram por inspiração de Deus. Isto não quer dizer que Deus foi ditando, lá do céu e eles foram escrevendo.
"Para escrever o livros sagrados, Deus escolheu e serviu-se de homens, na posse das suas faculdades e capacidades, para que, agindo Ele neles e através deles, escrevessem, como verdadeiros autores, tudo aquilo e só aquilo que Ele próprio quisesse"( DV11)-(CIC 106).
Eles escreveram os acontecimentos do Povo de Deus. Mas nem todos os acontecimentos foram escritos; apenas foram escritos os fatos mais importantes da grande História do Povo de Deus.

3- Em que língua a Bíblia foi escrita?

A Bíblia foi escrita em 3 línguas diferentes: hebraico, aramaico e grego. O hebraico foi sempre a língua sagrada. Todo menino israelita devia estudá-la.
A língua familiar dos hebreus era o aramaico, a língua que falava Abraão. Esta língua foi falada por eles até a entrada na Terra de Canaã. Em Canaã o povo teve que aprender o hebraico o hebraico.
Quando a Palestina foi invadida pelos gregos, pelo ano 333 a. C, o povo foi obrigado a falar a língua grega.

TRADUÇÕES- A Bíblia foi traduzida para ser compreendida. Como o hebraico era muito difícil e não era língua falava pelo povo, surgiram as traduções gregas.
A mais famosa tradução foi a dos "Setenta" feita por 70 sábios, pelo ano 250 a. C, em Alexandria.
Quando foi feita, foram acrescentados 7 livros que não constavam da Bíblia hebraica.
Há uma diferença entre a Bíblia dos católicos e a Bíblia dos protestantes.
Os protestantes ficaram com a Bíblia hebraica, com 7 livros menos: Tobias, Judite, Baruc, Eclesiástico, Sabedoria, 1 e 2 Macabeus, parte do livro de Daniel e Ester.
Os católicos seguiram o exemplo dos apóstolos, ficando com a tradução grega dos Setenta.
Tradução para o latim: São Jerônimo traduziu a Bíblia para o latim, no 3° século d.C., e esta tradução se chama "Vulgata" ou popular.
Hoje a Bíblia está traduzida nas principais línguas de todos os povos e as traduções populares crescem dia-a-dia.

4- Para quê a Bíblia foi escrita?

A Bíblia foi escrita para manter o povo na caminhada.
Três coisas animam o povo a caminhar:
a) contar o passado;
b) anunciar o futuro;
c)mostrar o presente.

Texto tirado do livro do Catequista : Fé-Vida-Comunidade
A Bíblia deve ser nosso manual de instrução, não deixe de ler este tesouro que Deus deixou para todos nós.
 Abraço Fraterno e Tenham um Abençoado Dia!!
Com Carinho,
CATEQUESE INFANTIL - Pãozinho do Céu Maria

Um comentário:

Seu comentário é muito importante para mim. Amei sua visitinha volte sempre e que Deus te Abençoe grandemente!
Se você desejar pode me enviar um email:
sueli2508@hotmail.com

Obs: Se você escolher a opção Anônimo, no final não esqueça de colocar o seu nome! Abraço Fraterno!!