quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Evangelho do 30°Domingo Comum - Mateus 22,34-40 - O principal mandamento: Atividades para Catequese

Evangelho de São Mateus: 22,34-40        Ano Litúrgico   A
O Principal Mandamento:  
 "Amar o Senhor, teu Deus, com todo seu coração, com toda tua alma e com todo seu entendimento"
Atividades de Fé e Amor


Reflexão:  O evangelho nos situa diante de uma pergunta muito importante não apenas para os judeus, como também para nós, cristãos: o maior mandamento. É importante para nós, seguidores de Jesus, porque o mandamento nos reporta á prática evangélica.

A resposta de Jesus, fundamentada na Escritura, une dois mandamentos já conhecidos e praticados pelos judeus. O primeiro é amar a Deus (Dt 6,5), que resume a vocação própria de Israel, a razão de sua existência. Em Cristo, essa vocação estendeu-se a todos nós, chamados a amar a Deus no Filho amado. Ele nos ensinou o caminho de acesso a Deus Pai, no amor e na doação de sua vida integralmente.

O segundo é amar o próximo como a ti mesmo (Lv 19,18), cujo fundamento é Deus, que ama o ser humano. A realização desse mandamento faz parte da vocação de Israel e, em Jesus, chegou á plenitude, porque Cristo amou o próximo não como a si mesmo, mas como o Pai o ama. Deu-se totalmente ao outro como se dava totalmente ao Pai se dava a ele. Sem reservas. Por isso, ao unir os dois mandamentos e defini-los como vontade de Deus expressa na totalidade da Escritura (Lei e Profetas), Jesus apresenta uma novidade á sua época e a nós.

Jesus quer ressaltar que o mais importante para cumprir a vontade de Deus não é o muito fazer, seja por Deus, seja pelos irmãos. O importante é ser para o outro, como ele próprio foi para Deus e para o próximo. Toda a sua vida e missão traduziram quem ele é: o Filho amada. Toda a sua ação em prol do outro foi baseada no amor filial, fonte de sua existência.
Toda a Escritura (Lei e Profetas) testemunha que a realização da vontade de Deus está no cumprimento da duplo mandamento de amar a Deus e o próximo. Tudo o mais, nossos afazeres, nossa devoções etc.só têm sentido se nascem desse mandamento.
Fonte: Revista Vida Pastoral - Animação Bíblica da Pastoral: Passo a passo a Travessia se Faz

Abraço Fraterno e Abençoado dia Para Você !!!
                    Catequese Infantil- Pãozinho do Céu Maria


3 comentários:

  1. Oi Sueli querida!

    Que atividade lindinha, esse tema é tão importante. Precisamos muito vivê-lo para conseguirmos passar, né? Com a agitação e a violência do mundo só mesmo olhando através dos olhos de Jesus para amarmos alguns "próximos".

    Bom encontro!

    Paz de Cristo!

    ResponderExcluir
  2. Oii Sueli, bela atividade e ótima reflexão!
    Realmente tudo o que fazemos parte do princípio destes dois mandamentos. Se não queremos sofrer certas coisas, não devemos desejá-las ou fazê-las a ninguém.

    Beijocas,
    Layse

    ResponderExcluir
  3. Queridas amigas, obrigado pela visitinha.
    Somente o Amor pode nos transformar, então temos que amar amar incondicionamente asim como Jesus nos ama.

    Abraços Fraterno,
    Sueli

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim. Amei sua visitinha volte sempre e que Deus te Abençoe grandemente!
Se você desejar pode me enviar um email:
sueli2508@hotmail.com

Obs: Se você escolher a opção Anônimo, no final não esqueça de colocar o seu nome! Abraço Fraterno!!