segunda-feira, 11 de junho de 2012

São Luis Orione - O Padre das Panelas Furadas



A criatividade de Dom Orione era algo, por assim dizer, sem limites. Não havia situação ou problema que não encontrasse uma solução mirabolante na cabeça de Dom Orione. Essa incrível capacidade de lidar com as dificuldades da vida vinha, sem dúvidas, da fé inquebrantável que Dom Orione tinha em Deus e em Nossa Senhora. A Divina Providência, para ele, não faltava nunca.
Certa vez, Dom Orione decidiu homenagear Nossa Senhora da Guarda, construindo para ela um santuário na cidade italiana de Tortona. Tudo estava pronto e idealizado nos em seus sonhos. Faltava, porém, só um pequeno detalhe: não havia dinheiro para a construção. Obviamente, Dom Orione acredita que tudo iria bem, pois Deus nunca lhe deixara faltar nada.
Em pouco tempo, doações começaram a surgir de todos os lados e em pouco tempo Dom Orione já dispunha de uma boa quantia de dinheiro para começar as obras. Nesse intento, ele decidiu que seus religiosos deveriam dar exemplo. Se o povo trabalhava duro para conseguir seu sustento, então os padres e seminaristas também deveriam trabalhar. Em poucos meses, o que se vira em Tortona era uma coisa inédita naquela Itália católica: religiosos com carrinhos de mão, pás e enxadas numa procissão pelas ruas da cidade. Sim, em vez de velas e túribulo, os padres carregavam instrumentos de trabalho! E foi justamente assim, com o trabalho braçal dos padres e seminaristas que o Santuário foi erguido.
Mas o sonho de Dom Orione pedia mais. No alto da torre rescém erguida quería ele colocar uma imagem gigantesca de Nossa Senhora. Mas como? Isso custaria uma fortuna! Isso, todavía, não era problema para um homem cheio de ideias mirabolantes. Dom Orione saiu pelas ruas da cidade pedindo panelas furadas, velhas, daquelas antigas, feitas de cobre. Em pouco tempo, já tinha milhares delas! E para que? Ora, panelas velhas podem ser derretidas e com o cobre resultante pode se fazer uma bela estátua de Maria! E assim foi feito. Hoje, quem passa por Tortona, a quilômetros de  distancia pode ver a imagen. Como dizia Dom Orione, “quero que todos possam admirar e elevar seus pensamentos a Deus quando olharem para a imagem tão querida e bonita de Maria, Nossa Senhora da Guarda”.
O episódio rendeu a Dom Orione um apelido que ele mesmo aceitara e dizia que ninguém poderia retirar dele: “o padre das panelas furadas”.
Imagem atual do Santuário de N. Sra. Da Guarda em Tortona (Itália) onde repousa o corpo de São Luís Orione.

FONTE: http://www.orionitas.com.br/


Um comentário:

  1. Eita não conhecia esta história rsrsrs, fico tão feliz, por que nossa união através dos blogs nos permite aprender uns com os outros. Querida, obrigado pelas palavrinhas lá no blog, e pois é, vou passar o dia dos namorados sozinhoooo rsrsrsrs. Mas eu fico brincando, eu não namoro talvez por que estou focado em outras coisas, tô ainda no processo de buscar melhor minha vida profissional, namoro, casamento (daqui uns 10 anos rsrs) isso vai vim com o tempo, Deus ainda está me preparando rsrs. Tenha uma semana de PAZ E LUZZZZZZZZ

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim. Amei sua visitinha volte sempre e que Deus te Abençoe grandemente!
Se você desejar pode me enviar um email:
sueli2508@hotmail.com

Obs: Se você escolher a opção Anônimo, no final não esqueça de colocar o seu nome! Abraço Fraterno!!