segunda-feira, 23 de julho de 2012

Agosto mês dedicado a Vocação!

Vocação é um desafio de Amor!!

Ao passar, Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: “Segue-me!” Ele se levantou e seguiu-o. (cf. Mateus 9, 9).
Vocação é o ato de chamar, escolha, pré-destinação. Parte de alguém que chama e outro que ouve o chamado, portanto, requer uma resposta, uma atitude como a de Mateus diante de Jesus. Vamos refletir quem era Mateus, um cobrador de impostos, que prestava um serviço terceirizado para o governo Romano, tinha uma vida toda baseada naquilo que fazia, tinha amizades, vida social e com certeza muitos inimigos, pois além de cobrar imposto tirava aquilo que o povo não tinha. Jesus é a primeira pessoa a não julgar Mateus pela aparência e por aquilo que ele fazia.  Jesus lança um olhar de confiança, que vai além, que enxerga Mateus por dentro, não exclui, chama, convoca para algo novo que nem ele pensava que era capaz de dar. Quem chama confia, capacita, tem a coragem de ariscar, na certeza de que o outro é um grande mistério a ser desvendado.

“Vocação é o olhar de amor de Deus para uma pessoa!”. O Papa João Paulo II com essa frase define exatamente o que aconteceu com Mateus e o que continua acontecendo com muitas pessoas. Bastou Jesus dar um voto de confiança para Mateus, acreditar nele, dizer que era possível ele verdadeiramente ser diferente, ser feliz. Vocação é essa possibilidade de sair de si, de encontrar o significado fora de si, numa oblação da vontade, uma entrega total, que com certeza, se é uma vocação verdadeira, acaba sendo fonte de realização pessoal. Não é fuga, nem um plano puramente pessoal, vocação é vontade de Deus, ela é uma aliança entre a vontade de Deus e daquele que é chamado.

Quando não se esta no lugar certo, a pessoa não é plenamente realizada em sua vocação. Vocação é a realização da vontade de Deus, mas Ele não retira a nossa liberdade de escolha e opção por algo que pode dar certo ou não, mas nem por isso, deve me privar de tentar, de buscar, de descobrir. Vocação é um passo de coragem, de maturidade, de sair de si e colocar muitas pessoas dentro do seu plano de felicidade. É a capacidade de fazer renuncias, de perder para ganhar depois, “pois quem quiser salvar sua vida vai perdê-la, mas quem perder sua vida por causa do evangelho vai salvá-la”. È saber ouvir e responder no tempo certo, pois vocação é missão, é vida e com a vida não se brinca.

Vocação é algo sério, fala sério não é proibido ser diferente! É algo para jovens, mas que não se limita à idade e sim a mente e o coração. Vocação é algo para quem tem o coração do tamanho do mundo, dilatado pelo amor e capaz de alargar fronteiras, porque a origem de toda vocação é o amor, ele não tem fronteiras nem limites. Existem muitas vocações, profissionais, medicina, advocacia, engenheiro, pedreiro, assistente social, diarista, professor, dona de casa etc., um serviço, que precisa ser abraçado por amor. Existem também as vocações pessoais, pai e mãe, sacerdote, religiosa, celibatário, casados, vocações diretamente ligadas ao serviço do Reino de deus, do evangelho, porque o mundo tem sede de Deus e finge que não têm, as pessoas estão em busca do verdadeiro sentido da vida. Você já se perguntou qual é a sua vocação? O que você sente quando se trata deste assunto, teria coragem de perguntar e responder?
É um Mistério que o homem acolhe e vive no mais íntimo do seu ser, que quando plenamente vivida transborda para os outros e para o mundo. Ela é uma descoberta pessoal, mas que atinge seu sentido mais profundo, quando vivida em função de um povo, de uma missão. Os dois discípulos de João começaram a seguir Jesus, este voltando para trás e, vendo que eles o seguiam perguntou-lhes: “Que procuras?” Eles responderam: “Mestre onde moras?” Ele respondeu: “Vinde e vede!” Foram, e viram onde morava e permaneceram com ele aquele dia. (cf. João 1,35-39) Sempre é tempo de responder, vem e segue-me!
 fale sobre a sua vocação, nós da Canção Nova estamos de braços abertos para você.
Nosso email e nosso blog: vocacao@cancaonova.com blog.cancaonova.com/vocacional
Minha benção amiga
Padre Luizinho,
Com. Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para mim. Amei sua visitinha volte sempre e que Deus te Abençoe grandemente!
Se você desejar pode me enviar um email:
sueli2508@hotmail.com

Obs: Se você escolher a opção Anônimo, no final não esqueça de colocar o seu nome! Abraço Fraterno!!