sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Exaltação da Santa Cruz


Senhor, que hoje possamos ser tocados pela cruz e experimentar o amor de Jesus que deu a vida por nós. Que essa Palavra entre em nossos corações.

Hoje, comemoramos o dia da Exaltação da Cruz. Esse dia é celebrado, porque a cruz de Cristo foi encontrada no calvário e, nessa mesma data, ela foi exposta para ser contemplada por todo o povo.

No século XIV, não existiam igrejas e todos os cristãos se reuniam em casas para rezar. Mas Deus tocou no coração de uma mulher chamada Helena, mãe do imperador Constantino. Jesus o converte por meio dela, fazendo com que ele decretasse o Cristianismo como religião oficial do Império Romano.

Depois disso, ela sai rumo à Terra Santa junto com o povo para procurar os lugares santos, até que chega ao calvário, onde Jesus e tantos outros foram crucificados. Esse calvário ficava em um monte; aos pés dele, Santa Helena acha muitas cruzes. Ela, então, pede que os doentes comecem a tocar nas cruzes. Logo, uma delas começa a curá-Los. Era a cruz na qual Cristo havia sido crucificado e estava operando milagres.

Diante de várias cruzes, Santa Helena retira aquela cruz e manda construir, naquele lugar, três Igrejas. Essas foram as primeiras Igrejas do Cristianismo, as quais ficaram prontas em 13 de setembro de 335.

Em 14 de setembro, as relíquias da cruz foram expostas para todos, por isso comemoramos, no dia de hoje, a Exaltação à Cruz de Cristo.

O dia de hoje é muito importante, pois nós lembramos que só houve ressurreição, porque houve o calvário, a morte de Jesus. A liturgia nos mostra, a partir dessas duas passagens, a lembrança deste dia.

A primeira leitura diz que o povo morria por causa da mordida da serpente, e é essa mesma serpente que é erguida pela haste que salva o povo. É como um remédio, o veneno é o antídoto.

A haste com a serpente curava o povo da mordida, assim como a cruz da humanidade de Jesus salva a humanidade ferida por Adão. A humanidade do Filho de Deus nos salvou.

Como é bonito entender o mistério da cruz! Jesus precisou estar aqui para nos salvar. O Evangelho de João explica: “Do mesmo modo que Moisés levantou a serpente no deserto, assim também será levantado o Filho do Homem, a fim de que todo o que nele crer tenha vida eterna.”

A serpente foi erguida no deserto. Para que todos fossem curados, era necessário levantar os olhos para contemplá-la. Assim é conosco, é preciso levantar os olhos para contemplar Jesus. Hoje é o momento de levantarmos nossos olhos para a cruz e lembrar que Ele morreu para nos salvar. Não há prova de amor maior do que essa. Jesus diz: “Ninguém te ama como Eu”.

Você, que se sente sozinho e incapaz, o Senhor cura você nesse momento. Meu irmão, levante a cabeça, porque ninguém o ama mais do que Deus.

Quer ser curado de tudo o que lhe assombra? A primeira coisa a fazer é levantar a cabeça e olhar a cruz de Cristo. Mas não é somente olhá-la e dizer que O ama, é afirmar que você suporta a cruz que hoje tem em sua vida. O Senhor lhe diz: “Você consegue suportá-la.”

“Olhe para a serpente e será curado. Olhe para a cruz e será curado.” Hoje é dia de todos fazerem uma experiência com ela. Olhe para ela, deixe seu olhar ir além. O Senhor morreu por nós, agora é hora de olharmos para a cruz e sentirmos o Seu profundo amor por nós.

Deus nos viu sofrendo, abandonados e mandou Seu Filho para nos salvar. Vejam o tamanho do Seu amor! Entendam o amor que Deus tem por cada um de nós.

“Peço ao Senhor que visite todos os lares, hospitais, presídios. Visite todos que sofrem, fisicamente e espiritualmente, para que se lembrem, nesse momento, do Seu amor. Visite todo o Seu povo, Senhor, e invada, com Seu amor, muitos corações.”

Hoje, a cruz está sendo exaltada na sua vida e o amor de Deus exaltado em sua história, pois é o próprio Senhor quem invade você. Levante a cabeça, você é um filho amado de Deus, recomece a sua vida.

Nós o louvamos, Senhor! Hoje é dia de alegria, porque fomos salvos por Sua cruz. Bendito Seja Deus!

Padre Arlon
Membro da Comunidade Canção Nova


Transcrição e adaptação: Débora Ferreira
Fonte: Canção Nova

Abraço Fraterno e Abençoado dia!!
Com Carinho, Sueli
Catequese Infantil-Pãozinho do Céu Maria

Um comentário:

  1. SUA EXPLICAÇÃO ME CAIU COMO UMA LUVA!!
    PAZ DE CRISTO E UM FERIADO CHEIO DE PAZ!!
    http://juntoemisturado-danny.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim. Amei sua visitinha volte sempre e que Deus te Abençoe grandemente!
Se você desejar pode me enviar um email:
sueli2508@hotmail.com

Obs: Se você escolher a opção Anônimo, no final não esqueça de colocar o seu nome! Abraço Fraterno!!