Já começo a sentir saudades do Brasil”, disse o Papa Francisco.
André Alves
Da redação
Da redação
“Parto com a alma cheia de recordações felizes; essas – estou certo – tornar-se-ão oração”, disse o Santo Padre em seu retorno a Roma. Após sete dias em terras brasileiras, em meio aos jovens, aos abraços em crianças e idosos, em meio aos sorrisos de alegria e olhares atentos dos que o viram, Papa Francisco deixou o Brasil, na tarde deste domingo, 28.
Um clima de evidente emoção tomou conta dos brasileiros durante a despedida do Sucessor de Pedro, que visitou o país em virtude da 28º Jornada Mundial da Juventude na cidade do Rio de Janeiro.
“Neste momento, já começo a sentir saudades. Saudades do Brasil, este povo tão grande e de grande coração, este povo tão amoroso. Saudades do sorriso aberto e sincero que vi em tantas pessoas, saudades do entusiasmo dos voluntários. Saudades da esperança no olhar dos jovens no Hospital São Francisco. Saudades da fé e da alegria em meio à adversidade dos moradores de Varginha”, disse o Santo Padre.
O Papa classificou como uma “semana inesquecível” os dias que passou no Brasil e agradeceu a todos os envolvidos na JMJ pela acolhida e pelo trabalho realizado.
“Agradeço, enfim, a todas as pessoas que, de um modo ou de outro, souberam acudir as necessidades de acolhida e gestão de uma multidão imensa de jovens, sem esquecer de tantas pessoas que, no silêncio e na simplicidade, rezaram para que esta Jornada Mundial da Juventude fosse uma verdadeira experiência de crescimento na fé. Que Deus recompense a todos, como só Ele sabe fazer!”.
Durante a cerimônia, Francisco voltou a mencionar sua devoção a Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, e confirmou suas orações à Virgem Maria a favor da humanidade e dos brasileiros. “Pedi a Maria que robusteça em vocês a fé cristã, que é parte da nobre alma do Brasil, como também de muitos outros países.”
Na cerimônia de despedida, estiveram presente o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta; o Presidente da CNBB, Dom Raymundo Damasceno; o representante do Governo Federal e Vice-presidente da República, Michel Temer; o Governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral; o Prefeito da cidade do Rio, Eduardo Paes, além de outras autoridades.
Como dito, o Papa Francisco pretende retornar ao Brasil, em 2017, para a celebração dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida no rio Paraíba do Sul.
O voo com o Sumo Pontífice decolou do Aeroporto Internacional do Galeão. Sua chegada está prevista para esta segunda-feira, 29, às 11h30 (hora italiana), em Roma.
Paz de Jesus, querida amiga, gostaria de uma sugestão sua para uma encenação do evangelio de domingo,preciso fazer algo com as crianças, mas tem que ser de uns 2 min, no aguardo.
ResponderExcluirUm grande abraço.
Oriana