quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Atividades de Catequese: Evangelho:João 6,60-69 - Só Tu Senhor Tens Palavra de Vida Eterna

Evangelho do 21º Domingo do Tempo Comum: João 6,60-69               Ano Liturgico:B

Só Tu Senhor Tens Palavras de Vida Eterna!!

Hoje, se percebe uma grande inquietação no campo da fé, há um desejo de se conseguir tudo fácil, o que leva muitas pessoas a trocar de religião, como se a religião fosse resolver todas as suas questões. Precisamos amadurecer na fé, conscientizarmos de que a religião é apenas um caminho de orientação na fé, as nossas questões, cabe a nós mesmos resolvê-las, sempre à luz da fé.
Há uma diferença muito grande entre ter fé e viver a fé, ter fé, é crer naquilo que não se vê, viver a fé, é viver aquilo que se crê.
Quando abraçamos a fé, descortina-se diante de nós, um novo horizonte,  nos fazendo enxergar o que os olhos humanos não conseguem alcançar! 
O evangelho de hoje, vem nos afirmar que só permanece com Jesus, quem chega a Ele, pelos caminhos da fé!
“Ninguém pode vir a mim a não ser que lhe seja concedido pelo Pai”. A fé é um dom de Deus, quem acolhe este dom, recebe a concessão do Pai para se achegar ao Filho e é através do Filho que se chega ao Pai!
Muitos recuam, ou até mesmo abandonam o seguimento a Jesus, quando tomam conhecimento de que  neste seguimento está presente  a cruz, um  sinal de um não amadurecimento na fé!
 Foram muitos os discípulos, que abandonaram Jesus, quando tomaram conhecimento de que seria impossível  seguir a Ele, sem assumir  a cruz! Eles queriam ficar com o Jesus da multiplicação dos pães, não quiseram aceitar o Jesus que passaria pela cruz!
 Mesmo Jesus tendo dito: "O meu Reino não é deste mundo", o povo estava longe de entender que Ele, não buscava a glória dos homens e sim, a glória do Pai!  Os mesmo, que queriam proclamá-lo como Rei, após  o episodio da multiplicação dos pães, o abandonaram  quando Ele disse: “Eis aqui o pão que desceu do céu, quem dele comer viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne dada para a vida do mundo” (Jo6,51). Estas palavras de Jesus, que prenunciava a sua morte, ressoou para  os muitos  discípulos que o escutava, como sendo duras demais, não que eles não tivessem entendido o sentido daquelas palavras, mas porque eles  não estavam dispostos a enfrentar os desafios da cruz. Unir as suas  vidas a vida de Jesus, implicaria numa doação total de vida, isso, não estava nos  planos dele.
A nossa opção por Jesus deve ser radical, devemos estar com Ele para o que der e vier, do contrário, faremos como aqueles discípulos, abandonamo-lo  no meio do caminho, perdendo a oportunidade  do encontro com o Pai, pois só Ele é o caminho que nos leva ao Pai.
Mais importante do que entender as exigências de Jesus, é acatá-las sem questionamentos, pois Ele é soberano, sabe o que é bom para nós, Jesus é o  Senhor da nossa vida, questionar os seus ensinamentos é impor  condições  para segui-Lo, e esta, não é  a postura de um cristão verdadeiro.
Diante das palavras exigentes de Jesus, devemos nos comportar como uma criança obediente, que mesmo sem entender as exigências dos seus pais, acata as suas ordens.
No final do evangelho Jesus pergunta aos doze discípulos, os únicos que permaneceram com Ele até aquele momento: “Vós também quereis ir embora? Pedro responde: " A quem iremos Senhor? Tu tens palavras de vida eterna!"
Creio que hoje, Jesus nos faria uma pergunta um tanto diferente, talvez Ele nos perguntasse: "E vós quereis ficar comigo”? A nossa resposta não será  verbal e nem imediata como  a resposta de Pedro e sim,  com as nossas atitudes do  dia a dia!
Ficar com Jesus, é optar pela vida!
Optemos pela  vida, ficando Jesus!

FIQUE NA PAZ DE JESUS – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo no Facebook:

Atividades de Fé e Amor a Luz do Evangelho!

Deus te abençoe pela visitinha.. Tenha um dia abençoado na presença do Senhor!!

Abraço Fraterno!
Sueli
Catequese Infantil - Pãozinho do Céu Maria

6 comentários:

  1. nossa amei muito bem explicado e orientado o encontro

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde! Utilizei a atividade com meus filhos em casa no dia de hoje, e eles gostaram muito! Gosto muito de suas postagens! Deus te abençõe por compartilhar um pouco com a gente do teu conhecimento e da tua arte!

    ResponderExcluir
  3. Sou uma visita frequente ao seu blog, pois ele é rico em sugestões. Toda semana venho me abastecer com suas novidades para a catequese com criança. Que Deus a abençoe cada vez mais. Bjs.

    ResponderExcluir
  4. A paz de Jesus, amadas Claudinha, Sueli Rodrigues, Littleti e Delourdes!!

    Quanta alegria em receber vocês aqui neste meu cantinho que também é de vocês. Agradeço a Deus a oportunidade de poder servir-lo pelo menos um pouquinho aqui neste espaço... Obrigo queridas pelo carinho... sei que o carinho de vocês vem de Deus, como sempre digo... Deus sempre fala comigo através dos comentários que deixam aqui, sinto como se Deus me dissesse não pare continuee. Deus lhe pague e sejam sempre bem vindas!!

    Abraço Fraterno!!
    Sueli

    ResponderExcluir
  5. Obrigada por sua doação e de compartilhar o seu dom. Deus abençoe nesta missão de evangelizar.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim. Amei sua visitinha volte sempre e que Deus te Abençoe grandemente!
Se você desejar pode me enviar um email:
sueli2508@hotmail.com

Obs: Se você escolher a opção Anônimo, no final não esqueça de colocar o seu nome! Abraço Fraterno!!