sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Atividades de Catequese: Evangelho: Marcos 9,38...

Evangelho do 26º Domingo do Tempo Comum: Marcos 9, 38-43. 45.47-48     Ano Litúrgico:B

 Neste domingo, comemoramos o dia Nacional da Bíblia, o livro Sagrado, onde encontramos todas as orientações para o nosso bem viver!  
Para nos tornarmos verdadeiramente seguidores de Jesus, precisamos mergulhar na profundidade da palavra de Deus para conhecermos melhor a quem seguimos!  A palavra de Deus é fonte de vida, quando embebedamos desta fonte de água viva, vamos  nos tornando, não somente ouvintes  da palavra de Deus, mas principalmente, anunciadores desta palavra com o nosso testemunho!
 Fomos criados  por amor e para o amor! Era sonho de Deus, que todos nós vivêssemos felizes numa só família, partilhando a vida, amando-nos mutuamente!  Mas  o mal encontrou brecha no coração humano, desfigurando a imagem de Deus presente nele! Porém, o amor do Criador pela sua criação é maior que tudo, Deus jamais  esgotou as formas de estar conosco, Ele investiu ato no humano, permitindo que o seu Filho pagasse com a vida, o preço da nossa liberdade! Jesus veio nos devolver a vida, nos  ensinar o caminho de volta ao coração Pai! 
O evangelho  que a liturgia de hoje nos apresenta, nos alerta sobre o perigo de fecharmos nas nossas verdades e não viver a verdade que é Jesus, o perigo de vivermos uma religião centrada no “poder” que sente  no direito de escolher quem entra e  quem deve sair, uma religião vazia que prega o amor, mas que na prática, não vive este amor!
 Quem não é contra nós é a nosso favor.” Esta foi a resposta de Jesus aos discípulos que proibiram alguém de fazer o bem, simplesmente pelo fato deste alguém, não pertencer ao grupo deles! Mesmo tendo  deixado tudo para seguir Jesus, os discípulos até então, não haviam entrado na dinâmica do reino, para eles, o seguimento a Jesus, traduzia numa  realização pessoal,  numa conquista de poder e de grandeza. Tomados por esta mentalidade, eles se sentiram  incomodados,  ao constatar que havia outras pessoas, fora do  grupo deles, realizando milagres  em nome de Jesus!
 Jesus não somente os  repreendeu,  como quis também conscientizá-lo de que a centralidade da fé está na vivencia do amor, o que independe  do grupo ou da religião de uma pessoa ! No coração de quem ama, não há espaço para o que não é de Deus, como a inveja o ciúme, o egoísmo...
O texto nos apresenta  várias orientações de Jesus, que nos faz refletir sobre a importância da  partilha, da tolerância, da caridade,  práticas de vida que se observadas no nosso dia a dia, nos tornará mais fraternos, mais próximos de Deus!  
A caminhada com Jesus para Jerusalém foi para os discípulos, uma grande escola de vida, pois enquanto caminhavam juntos, Jesus  ia ensinando-os na prática, como eles deveriam conduzir as suas vidas, despertando neles uma nova   mentalidade a respeito dos valores do Reino!
Em todos os seus ensinamentos, Jesus sempre deixou claro, que só o amor constrói, que só o amor gera vida! O amor cria e recria vida, abre caminhos,  leva-nos ao encontro do outro, enfim, é o amor que movimenta a nossa vida!
Jesus não quer que nenhum de nós seja escravizado pelas estruturas humanas, como a ambição, a inveja  o orgulho, por isto Ele nos  convoca a entrarmos  na dinâmica do reino, cortando pela raiz estes males que tem origem na própria natureza humana quando corrompida pelo desejo do ter, do poder e o prazer! Se não cortarmos de vez, as raízes deste mal, não daremos continuidade ao anúncio do evangelho, frustrando assim, mais uma vez, o sonho de Deus!
A prática do bem é sinal de amor ao próximo, ou seja, qualquer atitude que venha beneficiar alguém, partindo de quem quer que seja, deve ser acolhida com alegria por todos!
Todas as nossas atitudes devem convergir-se para o bem maior que é a vida! 

FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olivia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo no Facebook:

Atividades de Fé e Amor a Luz do Evangelho!

Perdoe-me a demora em postar as atividades... estava sem sinal da net por isso a demora.
Abraço Fraterno!
Sueli
Catequese Infantil - Pãozinho do Céu Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para mim. Amei sua visitinha volte sempre e que Deus te Abençoe grandemente!
Se você desejar pode me enviar um email:
sueli2508@hotmail.com

Obs: Se você escolher a opção Anônimo, no final não esqueça de colocar o seu nome! Abraço Fraterno!!