domingo, 5 de setembro de 2021

Atividades de catequese: Evangelho:Marcos 8, 27-35

 Evangelho do 24º Domingo do Tempo Comum: Marcos 8, 27-35       Ano Litúrgico:B



Somos convidados a dar testemunho a respeito de quem é Jesus. Ele quer ouvir o que pensamos e dizemos dele. Não bastam as respostas dos outros; cabe a cada um dar a sua resposta pessoal por meio de uma fé viva e operante. Procuremos seguir nosso Mestre na fidelidade e no empenho pelo seu projeto.
 (Liturgia Diária)

Atividades de Fé e Amor a Luz do Evangelho

Abençoado dia para você!!
Sueli
Blog:Pãozinho do Céu Maria

Olha que linda esta explicação do Evangelho... 

 Jesus estava percebendo que muitas pessoas e até mesmo os discípulos, lá no fundo ficavam questionando: Quem é Ele?  Quem é esse que até o mar e o vento obedecem?  Foi por isso que Jesus quis colocar as coisas no seu devido lugar. Então Ele  fez aquela pergunta: Quem dizem os homens que eu sou? É claro que o Filho de Deus, aquele a quem foi dado todo o poder no Céu e na Terra, sabia as respostas deles. Mas Jesus quis balançar, agitar, provocar uma reação necessária. Pois os fariseus e mestres da Lei viviam denegrindo a sua imagem diante do povo todos os dias, colocando dúvidas nas mentes das pessoas.
         Os fariseus dos dias de hoje são muitos. São aqueles que vivem denegrindo a pessoa de Jesus e seus ensinamentos. Eles estão em toda a mídia: São os filmes, comerciais, músicas, sites, videogame, e principalmente os amigos, tudo isso nos faz a cabeça.Ou melhor, nos tira da cabeça o pouco que ainda temos a respeito da fé. Nos desvia de Deus, nos mostra, nos fala que não existe vida eterna, muito menos inferno. E que a grande malandragem é aproveitar essa vida terrena do jeito que bem quisermos. Porque  esse negócio de castigo eterno é invenção dos homens da Idade Média. E ainda, que não devemos dar ouvidos a conversa dos nossos avós, dos nossos pais e que a grande sacada é seguir os tempos modernos e as orientações dos amigos e dos jovens mais "experientes".
         Viu só? É por aí que está indo o que restou da pouca fé de muitas pessoas, é por aí que está indo o destino da humanidade, é por aí que vai o futuro dos nossos jovens.
         Parabéns aos padres que no meio de uma tempestade de areia, uma tempestade de informações contrárias ao Evangelho, eles conseguem formar e manter em suas paróquias, GRUPOS DE JOVENS ATUANTES. É! ainda existem paróquias nas quais a missa dos jovens é cheia, é rica, com a presença participativa deles. É maravilhoso ver jovens participando da missa cantando, com sorrisos fartos e francos, respeitando os idosos, numa demonstração de fé autêntica. A gente no meio deles até se sente menos velho. kkk
         Não culpemos os demais padres que não conseguem formar grupos de jovens em suas paróquias, pois essa realidade depende da região. Em bairros onde o poder aquisitivo é alto, os jovens não tem motivos ou tempo para se reunirem na paróquia, pois afinal, têm de curtir os seus brinquedos, é o videogame, o telão com seus filmes, a academia, a moto possante e sei lá mais o que, tudo isso proveniente do seu poder de compras. Toda essa fartura material desmotiva os jovens da classe média alta de fazer parte de uma convivência com outros jovens nas dependências paroquiais.   Essa é uma realidade entristecedora. O poder econômico nos afasta de Deus! 
         Não podemos ignorar o fato de que entre os nossos irmãos da alta sociedade, existem pessoas de muita fé. Apesar de ser uma fé sufocada pelo conforto, pelo o que possam pensar os amigos, eles são católicos do seu jeito. Mesmo na mais alta classe, existem aqueles que oferecem ao pároco alguma ajuda para a manutenção do prédio, e de outras necessidades normais. Não dão mais, porque como sabemos, quanto mais rico, mais difícil é para eles despojar-se do seu dinheiro. Mas são boas pessoas, principalmente por dentro. Por fora, procuram manter a sua fama de durões, de auto suficientes, indiferentes, etc. 
         Foi por isso que Jesus disse: "Quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la..."  Isto é, aqueles que não podem perder tempo com orações, encontros de jovens, reuniões, etc, porque precisam aproveitar a vida divertindo-se com tudo o que têm direito, pois afinal, a vida é curta, e é preciso curti-la intensamente, ESSES, SEGUNDO JESUS,VÃO CERTAMENTE PERDER A SEGUNDA PARTE DA VIDA QUE É A VIDA ETERNA.
         Caríssimos. Precisamos urgentemente lembrar, ou mesmo ensinar aos nossos jovens que a VIDA ETERNA EXISTE. Dizer a eles que DEUS EXISTE!  E  Ele nos garantiu que quem perder a sua vida por causa d'Ele, e do Evangelho, está fazendo o melhor negócio, o melhor investimento. Isso tendo em vista que a continuação da nossa vida, é A PARTE MAIS LONGA, É A PARTE INFINITA, É A PARTE QUE DURA PARA SEMPRE!...  Alguém precisa explicar isso aos nossos jovens, pois eles estão anestesiados pela ilusão do mundo atual, a qual recentemente está chegando aos seus olhos pela telinha do celular. Por todo lado que você olha, tem uma pessoa mexendo no celular. É um mar de informações, de comunicações, (como disse o padre Ricardo em sua bela homilia).  É bom nos comunicar com os amigos, mas para tudo tem hora. O que vem acontecendo é que esse tipo de comunicação invadiu a mente de todos, ao ponto de interromper o trabalho, a oração, o estudo, a atenção às aulas, para atender o toque que anuncia a chegada de uma nova mensagem, a qual  precisa ser lida e respondida imediatamente, não se importando a hora e o lugar onde se está. Pois o mundo atual diz que ESSA É A PRIORIDADE MÁXIMA DA VIDA... Trabalhar, rezar, meditar, estudar, tudo isso pode esperar!
         Não condenamos a tecnologia moderna das mensagens pelo celular. É um brinquedinho muito legal, e até muito útil. Porém, o que estamos aqui lamentando, é o fato de muitas pessoas principalmente os jovens, PRIORIZAREM DE FORMA ABSOLUTA ESSA NOVIDADE, ao ponto de bater o carro, de bater a cara no poste, de ser atropelado, por causa de estar lendo as mensagens no celular na hora errada. Em muitas empresas a produtividade está caindo por causa das mensagens do celular. Em fábricas acidentes estão ocorrendo, pois não EXISTE UMA LEI QUE REGULE O USO DO CELULAR. Ele, com as mensagens, é a novidade que chegou agora, e os empregadores estão sem saber direito o que fazer, para se livrar do prejuízo causado pelo seu uso abusivo no horário do trabalho. Muitas empresas estão gerenciando, criando regulamentos próprios para o uso do celular, mas isso é de forma discreta, e muito cuidadosa, pois eles próprios também têm e usam este novo recurso tecnológico.
         Assim essa nova tecnologia está deixando todos enfeitiçados, pasmados e ou embaraçados, e apesar de facilitar as comunicações, por outro lado está prejudicando-a. Exemplos: Os filhos já não falam mais com os pais,  o esposo não dá a atenção devida a sua esposa, e essa, por sua vez, já não conversa como antes com o seu marido, em todo lugar, só se vê pessoas hipnotizadas, de olho na telinha.    
         Felizes são aqueles que apesar de toda essa parafernália, não estão idolatrando o celular, estão usando de forma controlada e moderada, renunciando ao uso exagerado, ou seja, usando-o como se não tivesse usando, de forma que sobra tempo para suas obrigações e para Deus!
         Jesus reprende a Pedro dizendo: Vai atrás de mim, Satanás, pois tu não está preocupado com a vontade do Pai, com o que Deus quer, mas sim, estás preocupado com o que as pessoas pensa, com o que todos querem...
         Ora, muitos no mundo de hoje,  não pensam como Deus pensa, como Jesus falou, mas sim, repete como papagaios o que o mundo, os amigos, a mídia falam!  Não seja você um desses, mas sim, um daqueles que embora tendo de conviver com as novidades dos tempos atuais, não deixa de estar também sintonizado no Criador e no que disse o seu Filho redentor.
         Minha irmã, meu irmão. Jesus hoje está perguntando a você, a mim, a cada um de nós: Quem você pensa que eu sou? Um homem espetacular? O maior dos mágicos? Um grande filósofo, um revolucionário? Um grande homem que a História registrou mas que pertence ao passado?
         Não! Vai responder Jesus: Eu posso parecer tudo isso, mas na verdade eu sou Aquele que veio ao mundo para libertá-lo do pecado, e conduzi-lo  à vida eterna. Eu sou Aquele que te deixou tudo o que você precisa para ser salvo. Eu te deixei a Igreja com os sacramentos e os sacerdotes que te transforma em um homem novo, uma mulher nova, capaz de amar a Deus e ao irmão, de ter uma vida digna, uma vida na presença do Deus de mãos dadas com o irmão, e um dia merecer o prêmio eterno!

Vá e faça o mesmo. Tenha um bom domingo.
José Salviano.
Fonte: http://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com.br/2015/09/quem-e-jesus-jose-salviano.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para mim. Amei sua visitinha volte sempre e que Deus te Abençoe grandemente!
Se você desejar pode me enviar um email:
sueli2508@hotmail.com

Obs: Se você escolher a opção Anônimo, no final não esqueça de colocar o seu nome! Abraço Fraterno!!