terça-feira, 30 de agosto de 2011

O PROFETA OSÉIAS - Atividade para encontro de Catequese

"Deus continua sempre fiel, apesar de nossas infidelidades" (cf. Os 1,3)
Profetas são homens importantes, inteligentes e conscientes, que sabem descobrir o que Deus deseja para o seu povo. Por sua vivência, eles mostram e orientam o povo nos caminhos do Senhor.
O profeta Oséias é israelita, do Reino Norte. Diante da situação religiosa, política e moral de seu povo e de seus governantes, ele percebe que não pode calar-se. O rei da época, Jeroboão, constrói um santuário para conquistar mais o povo e permite que cada um adore qualquer deus. Isso faz com que o povo se divida. Cada um faz o que quer. A aliança com Deus é esquecida, é quebrada. O povo é infiel, prostituindo-se, adorando ídolos. Oséias deixa bem claro: ser fiel a Deus não é uma questão de medo, mas de amor.
A pregação de Oséias é feita toda numa linha matrimonial: partindo de sua experiência pessoal (Os 1), ele mostra a fidelidade de Deus (marido) e infidelidade do povo (esposa). Deus pede para que a esposa (o povo), o marido (Deus) não a abandona: perdoa, desde que se converta e queira viver um amor fiel.
O profeta Oséias, na sua pregação, mostra um caráter sensível e a ternura de um coração cheio de amor. Ele usa isso para denunciar a realidade social de seu tempo.
Atividades:
Abraço Fraterno!!
Com Carinho.
Catequese Infantil - Pãozinho do Céu Maria

3 comentários:

  1. Nossa... amei essa atividade! Sabe, as crianças e os adultos tb, mal conhecem a história dos profetas, inclusive eu! Gostei bastante!
    Ahh! Coloquei uma fotinha minha lá no blog...Vai lá me conhecer...

    Beijocas,
    Layse

    ResponderExcluir
  2. Sueli eu também amei a atividade, nossa deve ser muito bom enfeitar as atividades com seu prórpio desenho, eu não consigo desenhar nem uma casinha...rs
    E também gostaria de lhe pedir um grande favor...estou montando um blog para a paróquia e estava precisando de um desenho de um padre e uma freira juntos. Se for possível vc fazer quando eu postar lhe darei os créditos (é claro)

    Paz de Cristo!

    ResponderExcluir
  3. Oi Cláudia terei muito prazer em desenhar.
    Obrigado pela sua visita, e que Deus a abençoe grandemente.
    Abraços

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim. Amei sua visitinha volte sempre e que Deus te Abençoe grandemente!
Se você desejar pode me enviar um email:
sueli2508@hotmail.com

Obs: Se você escolher a opção Anônimo, no final não esqueça de colocar o seu nome! Abraço Fraterno!!