quinta-feira, 8 de março de 2012

Evangelho do 3º Domingo da Quaresma-João 2,13-25-Atividades para encontro de Catequese

Evangelho de São João 2,13-25   Ano Litúrgico: B  Cor Litúrgica: Roxa

Jesus Expulsa Os Vendedores Do Templo
Atividades de Fé e amor: Pré Catequese e 1º Eucaristia

Reflexão do Evangelho: João 2,13-25
"A substituição do templo"

Os evangelhos sinóticos (Mt, Mc e Lc) situam esse episódio na última semana da vida de Jesus. Na análise do texto, descobrimos o seu aspecto programático: o episódio é introduzido mediante a afirmação sobre a proximidade da festa judaica da Páscoa.

Essa forma de mencionar a festa principal dos judeus indica a distância e separação diante deles. Além disso, a festa da Páscoa relembrava a libertação da escravidão do Egito e assim evocava a passagem da escravidão à libertação. Em tempos de opressão, o pensamento da libertação se acentuava mais, surgia inevitavelmente a ideia de uma nova libertação. Era esse o caso na época de Jesus.

O gesto de Jesus é interpretado como uma ação profética na tradição sinótica, que cita o profeta Isaías. O texto de João cita o profeta Zacarias que faz referências clara aos tempos messiânicos. Esses já chegaram. É esse o grande ensinamento que João nos oferece: Jesus inaugura um novo tempo no campo da relação do homem com Deus.

Neste evangelho, em lugar de falar da purificação do templo, seria mais exato referir-se à "substituição" do mesmo. Jesus não somente um profeta reformador, é o Filho de Deus.

Ao designar o templo como a casa do Pai, Jesus se apresenta como o Filho que tem autoridade no templo e sobre ele. Uma autoridade que somente Deus tinha. Portanto, Jesus é o novo templo, o lugar do encontro do homem com Deus.

Reflita: Não façais da casa de meu Pai uma casa de negociantes. Em cada coração Deus habita. Como estou cuidando desta casa para que o amor seja ali constante?

Diário Bíblico 2012 - Editora Ave Maria
Abençoado Dia!!

10 comentários:

  1. Oi Sueli, entro aqui e fico encantada, olhando cada detalhinho deseus desenhos e vejo muito amor... Parabéns grande mulher!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Sueli que lindas as suas atividades sobre os evangelhos semanais é isso que nos catequistas precisamos. Vou copiar e passar para minha turminha.
    Que Deus te abençoes sempre.

    ResponderExcluir
  3. Olá Sueli, sou catequista da pré, e este ano vamos trabalhar o evangelho do dia. Nós não achavamos atividades relacionadas com o evnagelho, só os principais, e qndo encontrei seu blog... nossa que carinho, que capricho, enfin Su,que Deus continue te iluminando e abençoando.Um abraço

    ResponderExcluir
  4. Adorei! sou coordenadora da pastoral dos Coroinhas de Viradouro-SP,gostaria de estar recebendo toda semana os evangelhos dos domingos,pois gostei muito das atividades.
    Meu e-mail é: lucinhambc@yahoo.com.br
    Origada e abraços.

    ResponderExcluir
  5. Quanto carinho!!

    Muito obrigado pela visitinha, e fiquem sempre vontade...este trabalho é feito com muito carinho e a finalidade é esta mesmo, levar as crianças a conhecer mais a vida de Jesus através do Evangelho!!

    Certamente as crianças vão ficar muito feliz e vão se enriquecer, por encontrar um tesouro "JESUS"

    Abraços Fraternos e Abençoado Dia!!

    Com Carinho!!

    Sueli

    ResponderExcluir
  6. Olá, amiga Sueli!
    Suas atividades são sempre enriquecedoras! O seu espaço está cada dia mais recheado de luz, sabedoria e muito carinho!
    Que Deus a abençoe grandemente!
    Abraços fraternos,
    Angela

    ResponderExcluir
  7. Oi Sueli...
    Vim aqui para deseja um lindo início de semana para vc, e dizer que tem um selinho para vc lá no blog.... passa lá para pegar!
    Um beijão para você...

    ResponderExcluir
  8. Oi Sueli, tive a graça de conhecer seu blog ano passado, e mesmo com muito planejamento e pouco tempo dava os evangelhos como atividade pra casa. Na reunião inicial de catequistas e com o padre, falei do seu blog principalmente para os iniciantes e sugeri trabalharmos os evangelhos, deixei esta pauta para coordenação, eu sei que usarei bastante com os devidos méritos, um grande abraço Shenia

    ResponderExcluir
  9. Olá Sueli, postei ontem, mas não sei o que aconteceu. Ano passado trabalhei com os evangelhos, foi muito bom, este ano espero ser melhor. Contei do seu blog para a coordenadora que é novata e iremos trabalhar o evangelho como atividade para ser feita com a família,portanto espero contar sempre com você, abraço fraterno e que Deus te ilumine, Shenia

    ResponderExcluir
  10. Oi Shenia, muito obrigado pelo carinho!!

    Com certeza você pode contar comigo...este trabalhinho do Evangelho semanal, pra mim é uma missão...sei que antes de brotar no meu coração esta iniciativa, brotou primeiro no coração de Jesus.

    Faço por amor, gostaria que todas as crianças do mundo conhecesse e amasse Jesus!!

    Abraço Fraterno!!

    Com Carinho!

    Sueli

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim. Amei sua visitinha volte sempre e que Deus te Abençoe grandemente!
Se você desejar pode me enviar um email:
sueli2508@hotmail.com

Obs: Se você escolher a opção Anônimo, no final não esqueça de colocar o seu nome! Abraço Fraterno!!